A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, lançou ao espaço nesta sexta-feira (25) mais uma série de satélites da plataforma de internet Starlink, executando sem problemas a missão Starlink 4-11, que partiu da base da Força Espacial dos EUA em Vanderberg, na Califórnia, às 14h12 (horário de Brasília).

Ao todo, foram entregues 50 novos satélites que ficarão na baixa órbita da Terra (LEO), onde passarão por alguns testes antes de partirem para uma órbita superior para se juntar à constelação já ativa, que leva internet via satélite para milhares de clientes da SpaceX nos EUA e mais uma dúzia de países.

Leia também

O foguete da missão foi um Falcon 9 (número de sérier B1063-4), que já contava com três missões anteriores em seu currículo. Mais uma vez, seu primeiro estágio retornou à Terra sem dificuldades, pousando no navio-drone Of Course I Still Love You (OCISLY), no mar da Califórnia, de onde foi transportado de volta às instalações da SpaceX e recolhido. Em algumas semanas, ele deverá estar pronto para ser usado mais uma vez.

publicidade

O primeiro estágio retornou à Terra após se separar do segundo, que continuou o voo em direção à órbita. A volta do foguete se deu cerca de oito minutos após o lançamento. Paralelamente, o segundo estágio desligou seu motor, deixando que a inércia o levasse até um ponto na atmosfera onde, 53 minutos depois do lançamento, o propulsor foi reativado por um único segundo, posicionando o foguete na direção final de seu destino.

Pouco mais de uma hora após a partida da Terra, o segundo estágio do foguete Falcon 9 liberou os 50 satélites na órbita do planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!