Skoda/Divulgação
A Skoda vai seguir a estratégia da Volkswagen com o ID.Life e da Cupra com o Urban Rebel e lançar um carro urbano de entrada e elétrico aproveitando a plataforma MEB. De acordo com Thomas Schäfer, CEO da montadora tcheca, o novo modelo será, apesar de adotar a mesma base, diferente dos primos de grupo Volkswagen, além de servir como substituto do Citigo-e iV.
“Nossos colegas de Seat, Cupra e Volkswagen estão avançando um pouco mais forte nesse lado”, disse o executivo, em entrevista à publicação britânica Autocar. “Dentro do grupo, porém, estamos equilibrando isso melhor. Vamos chegar em breve com um anúncio em relação a esse e tenha certeza que ele será diferenciado das nossas marcas irmãs, com um belo conceito que realmente se encaixa na Skoda.”
Sendo, então, um carro nos moldes da montadora tcheca, a tradicional filosofia do “Simply Clever” (algo como “simplesmente inteligente”, em tradução livre) deve ser incorporada, assim como o foco no custo-benefício — historicamente, os modelos da Skoda custam bem menos que as marcas-irmãs.
Desta forma, o primeiro carro da Skoda construído na MEB deve sair por menos de 20 mil euros (em torno de R$ 115.740), levando em conta este como o preço do futuro crossover Volkswagen ID.2 — a versão de produção do ID.Life —, o mais barato egresso da plataforma. A Cupra, divisão de luxo da Seat, provavelmente, terá o modelo mais caro na linha, com seu hatchback ainda sem nome saindo por 22,5 mil euros (aproximadamente R$ 130.200). Ambos, juntamente com um utilitário intermediário da Seat, deverão estar à venda na Europa por volta de 2025.
Dada a modularidade da arquitetura MEB, o carro da Skoda compartilhará a mesma bateria e o mesmo motor elétrico dos modelos supracitados. Ele deve chegar ao mercado como um modelo de entrada, provavelmente subcompacto, mas um pouco mais tarde do que seus irmãos de grupo.
O novo modelo também será importante para o avanço na eletrificação da Skoda, que segue até então incipiente. Por enquanto, a montadora tcheca produz apenas dois carros 100% elétricos: o utilitário Enyaq iV, irmão do Volkswagen ID.4, e sua variante cupê — o Skoda Citigo-e iV, vale lembrar, é um rebranding do Volkswagen E-up.
Até 2030, a Skoda planeja ter de 50% a 70% de seu lucro oriundo de modelos movidos a bateria. Ainda no início do mês, Schäfer falou sobre a possibilidade da produção de três carros elétricos menores que os SUVs Enyaq. Um deles é o subcompacto classe A descrito acima, baseado na plataforma MEB; ainda não há detalhes sobre os outros dois.
Imagem: Skoda/Divulgação
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Esta post foi modificado pela última vez em 28 de fevereiro de 2022 16:52