O Skoda Fabia 2022 será revelado no dia 15 deste mês de fevereiro, para se juntar ao Kamiq e ao Scala na família Monte Carlo. Chegando para ocupar o topo da linha de hatchbacks subcompactos da empresa, o veículo “se concentra na aparência dinâmica com a qual a Skoda Auto comemora seus inúmeros sucessos no automobilismo no Rali de Monte Carlo”, conforme diz a montadora.
O novo Fabia deverá apresentar vários complementos na parte externa, além de extensões de soleira lateral e novo difusor. Sendo o equivalente da Skoda ao Polo R-Line, de sua proprietária Volkswagen, o carro será limitado a atualizações visuais, em vez de receber alguns ajustes mecânicos significativos.
Leia também:
- STI E-RA: máquina elétrica 4×4 da Subaru entrega 1.073 cavalos de potência
- Toyota revela conceito esportivo GR GT3 no Salão de Tóquio
- Após 65 anos, Maserati retorna ao automobilismo de monopostos na Fórmula E
Sob um acabamento em preto, estão pontos como as caixas dos espelhos laterais, teto, spoiler e letras traseiras, segundo primeiras imagens do Fabia, dando o tom no estilo aprimorado. O emblema dedicado e talvez as rodas exclusivas, como um conjunto de 18 polegadas, poderão reforçar essa impressão.
No interior, o Skoda Fabia 2022 deverá trazer acabamento semelhante ao carbono, detalhes em vermelho e logotipos adicionais. Em quesito de potência, o carro pode apresentar um pequeno motor a gasolina (com 150 cv), talvez com transmissão automática DSG opcional direcionando o impulso para as rodas dianteiras.
Uma das imagens prévias do carro mostra uma alavanca de câmbio para uma transmissão manual de seis marchas. Este deve ser o acabamento mais emocionante da marca checa, que não está planejando trazer de volta o Fabia RS. Em um teaser postado no YouTube, a Skoda relembra momentos importantes do veículo no Rali de Monte Carlo, confira:
Um DNA Skoda de carros de corrida
A série Monte Carlo foi lançada pela Skoda como uma edição especial popular para marcar o segundo lugar do carro de corrida no Rali de Monte Carlo de 1936 para veículos movidos a motores de até 1,5 litro. Avançando para 1977, o icônico 130 RS conquistou uma dupla vitória no rali para a classe até 1,3 litro. A década de 1990 viu o Favorit e o Felicia reivindicando vitórias duplas.
Mais tarde, chegou o carro de corrida mais vitorioso da empresa – o Fabia. Ele conseguiu alguns pódios antes do Fabia Super 2000 triunfar em sua classe no Rali de Monte Carlo 2013. O subsequente Fabia R5 – com especificação Rally2 – foi o primeiro na categoria WRC2 (um campeonato de rali paralelo) na mesma corrida em 2017 e 2018. A marca checa também obteve sucesso no automobilismo com o mais novo Fabia Rally2 evo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!