Usuários de transporte público em Moscou, capital da Rússia, foram pegos de surpresa nesta segunda-feira (28) ao tentarem usar o metrô da cidade. Os métodos de pagamento Apple Pay e Google Pay pararam de funcionar no sistema de transporte. Isso acontece quatro dias após o presidente russo Vladmir Putin autorizar a invasão à Ucrânia.
Jason Corcoran, jornalista irlandês que cobre as informações da Rússia há 15 anos, destacou a situação em sua conta no Twitter. “Apple Pay e Google Pay não funcionam mais no sistema de metrô de Moscou, levando a longas filas enquanto as pessoas procuram por dinheiro em espécie”, escreveu o jornalista.
Leia mais:
- Doações em criptomoedas para a Ucrânia chegam a US$ 20 milhões
- FBI: Malwares altamente destrutivos usados contra a Ucrânia podem ir parar no resto do mundo
- Rússia x Ucrânia: Airbnb oferece alojamento gratuito para 100 mil refugiados
De acordo com o portal russo Moscow Map, os usuários russos vinculam cartões das operadoras Visa e Mastercard aos aplicativos. Assim, a recomendação para os passageiros da capital do país é que usem cartões físicos do banco, ou o Mir Pay, sistema de pagamento eletrônico do Banco Central da Rússia.
Ainda segundo a publicação, os problemas começaram por causa das sanções contra o VTB Bank, banco estatal russo responsável pelo pagamento de todo o transporte público de Moscou. Assim, mais funcionários foram realocados para as bilheterias do metrô para resolver os problemas dos usuários.
Desde sábado (26), cartões de alguns bancos russos pararam de funcionar no Google Pay e Apple Pay, justamente por causa das sanções econômicas ao país. Entre as punições impostas à Rússia por causa da invasão à Ucrânia está a exclusão das instituições financeiras russas do sistema financeiro SWIFT.
Via: Moscow Map
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!