Como forma de retaliação à invasão da Rússia à Ucrânia, um mecânico ucraniano tentou afundar o iate de seu chefe russo. Identificado como Taras Ostapchuk, o homem de 55 anos de idade foi preso pela Guarda Civil Espanhola no sábado (26) e depois liberado sob fiança.

Quando os oficiais foram prendê-lo, Ostapchuk disse: “O dono deste navio é um criminoso que ganha a vida vendendo armas e que agora mata ucranianos”. O iate Lady Anastasia, de 48 metros de comprimento, cinco cabines e com valor estimado em € 7 milhões (R$ 40,5 milhões em conversão direta), pertence a Alexander Mikheev, diretor geral da Rosoboronexport, estatal russa que exporta armas.

publicidade

Leia também:

Dentre os produtos exportados pela empresa de Mikheev, há aeronaves como os famosos caças Sukhoi Su-30 e o helicóptero Mil Mi-24, mais carros de bomate, navios, armas e munições. O mecânico ucraniano, que trabalhou no iate nos últimos dez anos, disse que não se arrependia de ter tentado afundar o iate de seu patrão russo.

publicidade

Revolta pelos ataques russos

Sua iniciativa se deu depois de assistir às notícias da Ucrânia na televisão. “Houve um vídeo de um ataque de helicóptero a um prédio em Kiev”, disse o marinheiro à mídia local. “Eles estavam atacando inocentes”.

O homem teria ido no último sábado ao Porto Adriano, na ilha espanhola de Mallorca, revoltado com a invasão russa a sua terra natal. Na sala de máquinas do Lady Anastasia, ele abriu algumas válvulas para tentar criar um fluxo de água que inundasse a embarcação. O iate sofreu graves danos em sua sala de máquinas.

publicidade

Ao deixar o Lady Anastasia, o ucraniano teria avisado aos demais funcionários o que tinha feito. Os colegas de trabalho avisaram às autoridades locais, que então prenderam Ostapchuk. O mecânico irá responder em liberdade pelos danos causados. Segundo traz o jornal local Majorca Daily Bulletin, Ostapchuk está voando para a Polônia e depois para a Ucrânia, onde pretende pegar em armas contra os invasores russos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

publicidade

Via BBC

Imagem: Facebook/Mallorca News