O Instagram anunciou que não terá mais o aplicativo IGTV de forma separada do restante, a ideia é concentrar todos os recursos no app principal da plataforma. A decisão oficial de desligamento pauta o fim de uma era para uma das incursões em vídeo.

Através de um post , o Instagram esclareceu que está encerrando o aplicativo IGTV autônomo como “parte de [seus] esforços para tornar o vídeo o mais simples possível de descobrir e criar”. Além disso, a empresa comentou que todos os vídeos no aplicativo principal terão um modo de visualizar em tela cheia e toque para silenciar, pois estão trabalhando para que haja uma maneira mais eficiente de consumir diferentes tipos de conteúdo.

A empresa também planeja “testar uma nova experiência de anúncios no Instagram, que permitirá que os criadores obtenham receita com anúncios exibidos em seus rolos” e isso ainda em 2021. Vale lembrar que o app do IGTV autônomo foi anunciado em 2018 para competir com o YouTube

Leia mais:

publicidade

Em menos de um ano, os vídeos do IGTV estavam sendo promovidos no aplicativo principal do Instagram, com vídeos aparecendo na página Explorar e visualizações aparecendo nos stories e no feed principal. Já em 2020, o Instagram acabou removendo o atalho que levava os usuários ao IGTV no aplicativo principal, com a justificativa de que poucas pessoas o usavam.

Depois, no final do ano passado, a empresa renomeou o IGTV para “Instagram TV”. As mudanças são uma tentativa da marca se firmar como uma plataforma de vídeos e a decisão da aposentadoria do IGVT foi colocada como uma continuação do “investimento em vídeo”. A Meta também ofereceu aos criadores de conteúdo um bônus de US$ 35 mil para incentivar o uso do Reels e outros novos recursos, os quais são bem parecidos com os do TikTok.

Saiba também: como entrar em contato com o Instagram?

Fonte: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!