Atualização: a Agência Espacial Russa mudou de ideia e “sequestrou” o foguete e satélites até que suas demandas sejam atendidas. Veja mais nesta matéria aqui no Olhar Digital

Nem todos ficaram felizes com a decisão, mas a agência espacial da Rússia, a Roscosmos, confirmou pelo Twitter que vai lançar 36 satélites da OneWeb a bordo de um foguete Soyuz no próximo domingo (6), às 19h41 (horário de Brasília), do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão. Segundo o tuíte, mais tarde hoje (2), o foguete deverá ser levado à plataforma de lançamento para os preparativos iniciais.

A ideia não agradou alguns outros países, considerando a recente situação de guerra movida pela Rússia contra a Ucrânia. Membros do parlamento britânico, por exemplo, julgaram a continuidade da missão “inapropriada, considerando a atual situação”.

Leia também

publicidade

A OneWeb é uma empresa que oferece conexão à internet via satélite, assim como a Starlink da SpaceX. A companhia almeja criar uma constelação de 648 satélites – desses, 420 já foram alçados ao espaço, majoritariamente a bordo de foguetes Soyuz, de origem de fabricação russa.

O parlamento britânico compartilhou uma carta – também via Twitter – que ressalta que o governo do Reino Unido, no passado, ajudou a salvar a Oneweb da falência, comprando parte da companhia londrina e, por isso, teria algum poder de opinião dentro dos seus afazeres.

Isso porque, globalmente, a Rússia viu serem cortados laços com diversas empresas em vários setores, em virtude da atual guerra. A OneWeb não parece ser uma delas. A carta divulgada pelo governo britânico também levanta a possibilidade de se encontrar parceiros de lançamento diferenciados, a fim de não depender da Roscosmos.

O lançamento mais recente da OneWeb foi feito semanas antes do início dos conflitos armados, pela Rússia. A empresa tem preferido o silêncio em relação à guerra, ainda não se manifestando quanto ao que acha da ação de invasão militar russa. Outras empresas, no entanto, não foram tão lenientes: a petroleira Shell, por exemplo, comunicou o corte de laços comerciais com a Rosneft e a Gazprom – duas estatais russas de petróleo e energia.

Ao que tudo indica, o lançamento por parte da Rússia para os satélites da OneWeb devem continuar.

Paralelamente, apesar de todos os possíveis efeitos da guerra no cenário aeroespacial, a NASA confirmou um desejo de que a parceria com a Rússia permaneça intacta. Hoje, as duas agências – junto da europeia ESA – mantém diversos de seus viajantes espaciais hospedados na Estação Espacial Internacional (ISS).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!