Mais um recorde: foguete da SpaceX faz 11º voo e lança satélites da Starlink

Missão Starlink 4-9 sairá do complexo de lançamento do Centro Espacial Kennedy na parte da manhã, carregando 47 satélites de internet
Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes 03/03/2022 16h54, atualizada em 07/03/2022 15h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cumprindo o cronograma anunciado em seu perfil oficial no Twitter, a SpaceX teve sucesso em mais uma missão de lançamento de satélites da Starlink, a sua plataforma de internet. Na manhã desta quinta-feira (3), a empresa liderada pelo bilionário Elon Musk conseguiu colocar 47 satélites em órbita da Terra e, de quebra, confirmou o retorno do estágio superior do foguete Falcon 9 (número de série B1060) – o 11º retorno, sendo este o terceiro veículo da SpaceX a atingir a marca.

A missão “Starlink 4-9” foi conduzida às 11h35 (horário de Brasília), sem nenhum tipo de atraso e totalmente dentro das previsões feitas pelos especialistas da empresa. Os satélites Starlink reforçam a mega constelação de artefatos criados pela SpaceX para oferecer conexão de banda larga à internet a clientes em áreas isoladas, onde redes tradicionais de fibra óptica ou não chegam, ou chegam com baixa velocidade e qualidade de serviço.

Leia também

O estágio superior do Falcon 9 concluiu seu retorno à Terra cerca de nove minutos após o lançamento, pousando verticalmente no navio-drone Just Read The Instructions (JRTI). Momentos antes da separação, a uma altitude de 67,7 km, o Falcon 9 atingiu a velocidade máxima de 7.930 quilômetros por hora (km/h). Este foi o 3º foguete a completar 11 missões, tornando-se o terceiro propulsor da SpaceX a superar a “vida útil” de 10 voos por foguete originalmente estimada pela própria SpaceX.

Em outras palavras: ao pensar em um “limite” de 10 voos e ver um propulsor superá-lo, a empresa de Elon Musk ou foi conservadora no desenvolvimento do Falcon 9, ou encontrou alguma forma de “esticar” essa vida útil deles.

Antes do B1060, os outros dois foguetes Falcon 9 a atingirem o feito foram o B1051 e o B1058. Em números expressos, isso significa que três dos 19 foguetes Falcon 9 Block 5, o modelo mais atual, levantaram 33 (ou 37%) dos 89 voos feitos com um Falcon 9 desde maio de 2018 – uma prova da confiabilidade e capacidade de reutilização desse foguete.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.