Assim como diversas empresas de todo o mundo, a Microsoft anunciou que vai banir a mídia estatal russa de suas plataformas. O intuito da gigante da tecnologia é mostrar o apoio à Ucrânia durante a invasão coordenada pela Rússia que já se estende por quase uma semana.  

Com o bloqueio, os aplicativos da Russia Today e Sputnik não serão mais exibidos na Microsoft Start, inclusive no MSN.com. Os softwares para instalação dos canais de comunicação das duas mídias também serão removidos da loja de apps do Windows.  

Leia também!

A Microsoft afirmou ainda que as buscas no Bing, só mostrarão respostas caso os usuários demonstrem o desejo explícito de acessar as páginas. Além disso, a empresa também se disponibilizou a ajudar a Ucrânia na proteção cibernética contra a Rússia.  

publicidade

O Centro de Inteligência de Ameaças da Microsoft, que é responsável por proteger arquivos do Pentágono na nuvem, detectou uma tentativa de ataque contra a infraestrutura ucraniana momentos antes do início da invasão.  

O posicionamento da Microsoft e de empresas como Twitter e Facebook, seguem a linha de raciocínio da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que em uma publicação nas redes sociais afirmou que vai banir a “máquina de mídia do Kremlin” para que elas não sejam usadas para “espalhar mentiras e justificar a guerra de Putin”.

Bandeiras da Rússia e Ucrânia
Rússia x Ucrânia: Microsoft anuncia bloqueio de mídia estatal russa. Imagem: Vladimir Zotov/Shutterstock

Ursula von der Leyen ainda afirmou que a Europa está construindo ferramentas para banir a “desinformação tóxica e prejudicial”. As falas foram feitas no momento do anúncio do bloqueio aéreo russo na Europa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!