O TikTok anunciou que está levando um pacote de medidas que visa aumentar a segurança de adolescentes na plataforma mais países. As medidas que foram anunciadas inicialmente nos Estados Unidos, também estão chegando em países da Europa, a Austrália e também no Brasil.
Em um comunicado à imprensa, o TikTok reforçou que as medidas visam proteger usuários adolescentes de desafios perigosos. O pacote é uma resposta ao grande número de reclamações que a rede tem recebido sobre ser negligente com a segurança dos usuários mais jovens.
Pare, pense, decida, aja
Entre as medidas anunciadas pelo TikTok está um guia permanente com quatro etapas para os adolescentes: “pare, pense, decida, aja”, que são recomendados antes que os usuários se envolvam em qualquer desafio online.
Também faz parte do pacote uma nova categoria de política dedicada exclusivamente para atos perigosos e desafios no menu de relatórios. O objetivo é tornar mais fácil para os os usuários denunciarem quando virem desafios perigosos passando por suas timelines.
A rede também deve disponibilizar vídeos de segurança criados por criadores cuidadosamente selecionados, que aparecerão nos feed de adolescentes menores de 18 anos. O objetivo é aumentar a conscientização sobre problemas de segurança relacionados aos desafios.
#SaferTogether
Um dos vídeos, estrelado pela criadora Maddy Lucy Dann, emula o cenário em que um médico do setor de emergência de um hospital descobre que um jovem foi internado com ferimentos graves após cair fazendo um desafio do TikTok que seria uma espécie de parkour.
A peça coloca bastante ênfase no fato de que os adolescentes devem participar de desafios somente se tiverem as habilidades necessárias para tal. Além disso, que também devem sempre pensar muito antes de tentarem qualquer coisa que tenham visto online.
No Brasil, influenciadores como Walace Bandeira, conhecido como Walace Free Runner, e Antônio Miranda, também lançaram vídeos pedindo à comunidade adolescente do TikTok para que seja seguido o processo de 4 etapas antes de se envolver em um desafio online.
Apoio à pesquisa
O TikTok também informou que está apoiando a Western Sydney University em pesquisas que abordam desafios online. Além de financiamento, o TikTok também está compartilhando dados para possibilitar pesquisas mais apuradas sobre o tema.
Leia mais:
- Mulher pega criatura marinha mortal na mão para viralizar no TikTok
- TikTok muda regras para proteger comunidade LGBT e menores de idade
- YouTube muda layout de transmissão ao vivo e fica mais parecido com o TikTok
“Acreditamos que essas duas contribuições ajudarão o Centro de Pesquisa Jovem e Resiliente da Western Sydney University em sua abordagem interdisciplinar para desenvolver políticas e práticas baseadas em evidências para fortalecer a resiliência dos jovens na era digital”, disse a empresa em comunicado.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!