Desde que a Starlink, plataforma de internet via satélite da SpaceX, passou a operar na Ucrânia, o país conseguiu se manter em comunicação com o resto do mundo durante a guerra movida contra ele pela Rússia. Segundo o vice-ministro Mykhailo Federov, a plataforma está “salvando vidas”.

Em uma postagem publicada no Twitter, Federov marcou os perfis da SpaceX, da Starlink e do CEO da empresa, Elon Musk, dizendo: “muito obrigado! A Starlink está mantendo as nossas cidades conectadas e serviços de emergência estão salvando vidas”. No mesmo tuíte, o político marcou empresas como Honda, DuroMax Power e Champion Generators – que oferecem geradores movidos a gasolina, pedindo por ideias de como contornar os ataques russos à infraestrutura da Ucrânia.

publicidade

Leia também

Ao final de fevereiro, um funcionário do governo ucraniano pediu por ajuda ao bilionário Elon Musk, questionando-o sobre o que ele faria para ajudar o país. Pouco tempo depois, um tuíte do próprio Musk confirmou a ativação da Starlink na Ucrânia, prometendo também a entrega de diversas antenas da plataforma.

publicidade

O serviço tem recebido elogios de seus usuários no país, que relatam boa velocidade de download e upload e conectividade bastante estável. Entretanto, isso gerou preocupações de que a Rússia pudesse retaliar, atacando estruturas essenciais e impedindo que as antenas se conectassem aos satélites.

Neste ínterim, o tuíte de Federov levantou novamente essa questão, e Musk mais uma vez respondeu, sugerindo o uso de baterias elétricas e painéis de energia solar – considerando que, ao contrário dos geradores a gasolina, eles não deixam assinaturas térmicas nem necessitam de combustível para se manterem em funcionamento.

publicidade

No passado, Musk foi acusado de usar de uma situação ruim para tentar promover a SpaceX: em 2018, quando crianças ficaram presas em uma caverna na Tailândia, o bilionário sugeriu o uso de um equipamento experimental de resgate da empresa que, especialistas apontaram, não teria como funcionar. Em retaliação, Musk chegou a acusar um de seus detratores de pedofilia – e respondeu a um belo processo por isso.

Embora temores iniciais de que o CEO da SpaceX estivesse fazendo o mesmo agora tenham aparecido, a maior parte dos internautas em todas as redes sociais parece estar elogiando a ação da empresa, que só em fevereiro lançou 145 satélites da Starlink para reforçar sua cobertura de rede (e outros 47 hoje, 3/3) – eventualmente incluindo a Ucrânia, antes fora do rol de clientes atendidos pela plataforma.

publicidade

Por ora, a Starlink vem ajudando os esforços de comunicação com a Ucrânia, o que é bom. A Rússia, porém, não sinalizou se isso pode ser considerado durante sua estratégia de invasão militar. Por essa razão, o uso da plataforma da SpaceX vem sendo feito com cautela.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!