Startup cria bateria de estado sólido que permite adicionar 480 km em 18 minutos de recarga

Sediada na Califórnia, startup Mullen deve testar primeiro protótipo com nova tecnologia para bateria de estado sólido em 2025
Lucas Berredo04/03/2022 13h28
Bateria de estado sólido da Mullen
Exemplo de bateria de estado sólido da Mullen (Imagem: Divulgação/Mullen)
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Baterias de estado sólido são a nova coqueluche da indústria automotiva. Entregam mais alcance, permitem menos tempo de recarga e são mais seguras e simples do que as líquidas — não carregam tantos metais pesados, por exemplo —, fazendo com que seu descarte seja mais tranquilo. A transição da tecnologia para o mercado ainda não se concretizou, mas a Mullen, uma startup da Califórnia (EUA), acredita ter encontrado uma forma de comercializar a bateria com eficiência.

Após estrear no mercado com o crossover elétrico Five, a empresa começou a testar uma bateria de estado sólido e obteve bons resultados. Com capacidade de 150 kW e feita de polímero, a bateria possui alcance de 966 km e uma recarga suficientemente rápida para adicionar 483 km em 18 minutos. Na visão da startup, um avanço significativo em relação às atuais baterias de íon-lítio — que a priori continuarão sendo utilizadas nas primeiras unidades do Five, previsto para ser lançado em 2024.

De qualquer forma, os resultados da bateria superaram todas as expectativas e o próximo passo é desenvolver o pacote, explica David Michery, CEO e presidente da fabricante. “Testamos nossa célula de 300 Ah [ampere-hora] que rendeu 343 Ah a 4,3 volts. Podemos dizer que, com quase toda certeza, esta tecnologia, uma vez implementada no Mullen Five, fornecerá mais de 966 km de alcance com carga completa”, resumiu o executivo, em entrevista na última segunda-feira (28).

SUV Mullen Five
Mullen Five: primeiro carro da startup chega às concessionárias em 2024 (Mullen/Divulgação)

O Mullen Five estreou no Salão do Automóvel de Los Angeles com especificações promissoras, mas um preço salgado de US$ 55 mil (em torno de R$ 279 mil). A atual bateria do SUV elétrico tem alcance estimado de 523 km, quase metade do que a nova bateria de estado sólido planejada pela fabricante americana. Esta última, segundo a Mullen, deve ter seu primeiro protótipo apenas em 2025.

Na mira das montadoras

Diversas montadoras já começaram a desenvolver baterias de estado sólido, firmando parceria com empresas especializadas. O grupo Volkswagen planeja introduzir a tecnologia em 2025. A Nissan pôs o ano de 2028 como meta de lançamento e BMW e Mercedes-Benz pretendem soltar a novidade no fim da década.

A Toyota parece ter saído na frente com a tecnologia, tendo planejado um carro com bateria de estado sólido para 2025. No entanto, o modelo não deve ser um veículo elétrico e, sim, um carro híbrido para manter os custos da produção a um preço baixo.

Crédito da imagem principal: Mullen/Divulgação

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Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital