Ucrânia está usando um drone que pode ‘mudar o jogo’ contra a Rússia

Por Marina Schnoor, editado por Nick Ellis 05/03/2022 16h50, atualizada em 05/03/2022 17h29
Drone ucraniano Punisher
Drone ucraniano Punisher / Imagem: UA Dynamics
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O exército ucraniano está usando drones capazes de transportar 3 kg de explosivos e atingir alvos russos a até 48 quilômetros atrás das linhas inimigas, segundo um engenheiro ucraniano disse ao The Times de Londres. Os drones, chamados Punisher, podem “mudar o jogo” no conflito entre a resistência da Ucrânia e as tropas russas.

Eugene Bulatsev, engenheiro ucraniano da UA-Dynamics, disse ao The Times que os drones já completaram mais de 60 missões “bem-sucedidas” desde o início da invasão. “Esta é a maneira mais barata e fácil de dar um golpe de longa distância, sem arriscar a vida de civis”, disse Bulatsev.

Os drones elétricos Punisher têm uma envergadura de 23 metros, podem voar por horas a 1.300 pés de altura e precisam apenas das coordenadas do alvo para realizar uma missão automaticamente. Um drone de reconhecimento menor, o Spectre, acompanha o Punisher nas missões para identificar alvos antes dos ataques.

Um grupo de veteranos fundou a empresa de fabricação de drones UA-Dynamics logo depois que os combates começaram no leste da Ucrânia em 2014. “Três quartos dos nossos funcionários são veteranos, com experiência em operações especiais em território inimigo”, disse Maxim Subbotin, especialista em marketing e porta-voz não oficial da UA-Dynamics, ao jornal.

Bulatsev disse que os principais alvos são estacionários, incluindo armazéns de combustível e munição, estações de guerra eletrônica e contra-eletrônica, e sistemas antiaéreos russos.

O engenheiro ucraniano já tinha dito ao The Sun que os drones Punisher “vêm causando estragos atrás das linhas pró Rússia em Donbas há anos, porque o inimigo não tem ideia do que os atingiu”. Segundo ele, o drone é relativamente pequeno e leve, e não é detectado pelos radares. 

“Além disso, o drone pode carregar três bombas de cada vez ou atingir três alvos separados, e retornar à base para ser recarregado e enviado de volta à batalha em questão de minutos”, disse Bulatsev. 

O secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, confirmou à Sky News que a Ucrânia conseguiu paralisar avanços russos usando drones. “Vimos imagens que não podemos verificar, mas vimos imagens de ucranianos usando UAVs (veículos aéreos não tripulados) para atacar comboios de gasolina, linhas logísticas, vimos linhas explodindo, todas as coisas que você pensa quando se trata de resistência.”

Além dos drones Punisher, o exército ucraniano também está usando cerca de 20 drones Bayraktar TB2 da Turquia. Vídeos compartilhados semana passada mostraram pelo menos um ataque de drone TB2 ucraniano destruindo uma coluna de tanques e veículos blindados russos.

Leia mais:

Fonte: Business Insider

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Marina Schnoor é redator(a) no Olhar Digital

Nick Ellis
Ex-editor(a)

Nick Ellis foi editor de produtos e reviews do Olhar Digital de 2021 a 2023. Também atuou como editor de veículos e tecnologia do OD, com foco nos mais avançados carros elétricos.