A Covid-19 pode infectar o pênis e os testículos, e após uma pesquisa com macacos, os cientistas acreditam que o mesmo aconteça com humanos. A descoberta – segundo o jornal New York Times – pode explicar a disfunção sexual sofrida por alguns homens que tiveram Sars-CoV-2, com a possibilidade de que o distúrbio seria provocado diretamente pelo vírus, e não pela inflamação ou febre que desdobram da doença.

No estudo, os pesquisadores americanos mostraram como o coronavírus infecta a próstata, o pênis, os testículos e os vasos sanguíneos. Para isso, foram analisados macacos com um tipo de exame de tomografia de emissão por pósitrons específico para conseguir detectar focos de infecção. Foi então que os cientistas se surpreenderam com o tamanho da infecção encontrada no genital masculino.

“Vimos um completo espalhamento pelo trato genital masculino. Ficamos surpresos com esse resultado”,  explucou ao New York Times Thomas Hope, principal autor do estudo e professor de biologia celular da Escola de Medicina Feinberg, em Chicago, nos Estados Unidos.

Por mais que tenham considerado o estudo consistente, ainda é preliminar, ou seja, não foi publicado em revista científica com revisão por pares, estando no repositório bioRxiv. Até porque já se sabia que a Covid-19 está associada a casos de disfunção erétil, mas o estudo revela que a extensão do problema é ainda maior, tanto que se estima que entre 10% a 20% dos homens infectados pelo vírus apresentem disfunção no trato genital.

publicidade

Leia mais:

Os homens infectados pela Covid-19 possuem de três a seis vezes mais risco de sofrer disfunção erétil, podendo ser um indicador da síndrome pós-Covid. Com isso, pacientes reportaram problemas como dor nos testículos, diminuição do número e da qualidade dos espermatozoides e redução da fertilidade. Incluindo também casos de hipogonadismo, que é uma condição em que os testículos não produzem quantidade suficiente de testosterona, o que causa diminuição do desejo sexual e da fertilidade.

Além disso, Hope alertou que por mais que uma pequena parcela dos homens infectados pela Covid-19 apresente esse problema, o número de afetados pode alcançar milhões, principalmente em indivíduos ainda não vacinados.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!