Empresa alemã cria design feminista de nave espacial e desafia machismo na indústria aeroespacial

A WBF Aeronautics criou o conceito de nave com visual inspirado na vulva feminina, para rebater o formato fálico dos foguetes atuais
Por Rafael Arbulu, editado por André Lucena 07/03/2022 13h32, atualizada em 07/03/2022 13h54
vulva-spaceship-capa
Imagem: WBF Aeronautics/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De Jeff Bezos a Elon Musk, todo mundo já reparou e até fez alguma piada sobre como o formato fálico dos foguetes espaciais diz muito sobre a mentalidade dos bilionários. Uma empresa alemã – a startup WBF Aeronautics – levou isso a sério e desenvolveu um design mais feminista de nave espacial, a fim de desafiar o status quo falocêntrico da indústria.

A nave – literalmente chamada “Vulva Spaceship” – tem a forma da vulva, a parte mais externa da região íntima das mulheres. O projeto veio a partir de uma colaboração da Dra. Lucia Hartmann, líder da WBF; e o coletivo feminista alemão Wer Braucht Feminismus? (no português, “Quem Precisa do Feminismo?”.

Leia também

Segundo os criadores, o design feminista da “Vulva Spaceship” é “surpreendentemente aerodinâmico” e enfrentaria menos resistência durante uma eventual navegação pela atmosfera. Seu corpo feito em fibra de carbono o tornaria, ao mesmo tempo, resistente a extremos de temperatura e eficiente na conservação de combustível, por ser feita de uma liga mais leve que o aço.

“O espaço é para todos. Com a nossa missão, queremos provar para o mundo que a igualdade de gênero também tem um lugar de discussão mesmo no espaço. Nós não estamos somente inspirando a viagem pelo espaço, mas também estamos reescrevendo a narrativa de gênero”, disse Jasmin Mittag, fundadora do Wer Braucht Feminismus e gerente de campanha para a Vulva Spaceship.

A WBF Aeronautics, que nasceu como uma subsidiária do coletivo, está agora coletando assinaturas (via Change.org) para incentivar a agência espacial europeia (ESA) a abraçar o design feminista e construir a nave em grande escala. Considerando como a agência disse, recentemente, querer levantar um veículo de transporte próprio para depender menos de fornecedores terceirizados (como a Rússia, com o Soyuz), o timing da ideia parece ser muito bem colocado.

Segundo a WBF, o protótipo conceitual da Vulva Spaceship deve ser apresentado em 8 de março – Dia Internacional da Mulher. A ESA não comentou a notícia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.