Uma passagem feita pela sonda Juno em maio de 2019 rendeu, em 2022, uma nova – e belíssima – imagem da sombra da lua Ganimedes, a maior de Júpiter, sobre o seu planeta hospedeiro. O mais interessante é que a imagem foi publicada pelo astrônomo amador Kevin M. Gill, que costuma publicar imagens do espaço em suas contas nas redes sociais.
A sonda Juno chegou a Júpiter em meados de 2016, com o objetivo de analisar e tirar medidas variadas da atmosfera de Júpiter – incluindo a sua grande mancha vermelha, um conjunto de tempestades complexas entornadas por várias e várias nuvens.
Leia também
- Sonda da Nasa que vai investigar lua gelada de Júpiter começa a ser montada
- Júpiter “nasceu” mais longe do Sol do que está atualmente, aponta estudo
- Telescópio da NASA detecta “mais poderosa luz” de Júpiter e soluciona mistério antigo

De acordo com informações da NASA, a imagem acima foi feita na vigésima (20ª) passagem da Juno entre Ganimedes e Júpiter, posicionando-se a cerca de 14,8 mil quilômetros (km) de distância das nuvens do planeta gasoso. Esse tipo de manobra é bem arriscada e só pode ser executada de forma breve, dada a intensa radiação vinda de Júpiter.
Ganimedes é a maior de todas as 79 luas do maior planeta do sistema solar. Em missões e imagens registradas por outros artefatos, ela já nos deu detalhes bem interessantes, como evidências da presença de vapor d’água e até uma “canção” criada a partir da modelagem de dados em formato de áudio.
A NASA, que opera a sonda Juno, chegou a lançar outras imagens recentemente, também mostrando a Ganimedes e de Júpiter – incluindo uma das “costas” do planeta gasoso, com sua silhueta iluminada brevemente pela incidência da luz solar.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!