Quando lançado no fim de 2020, a nova geração do SUV Acura MDX recebeu diversas críticas por problemas de posicionamento. Seria um utilitário de luxo para brigar com um Cadillac XT6 ou um esportivo de alto desempenho para confrontar um Audi Q7 ou um Genesis GV80? O tempo mostrou que o carro não era nem um nem outro, o que acabou dificultando na promoção a favor. Mas a Acura, divisão premium da Honda, parece ter solucionado parte dos problemas com uma versão Type S — nome dado às configurações de alto desempenho da marca — para o MDX mais recente.

Recém-chegado aos Estados Unidos, o novo utilitário surge com um motor mais potente do que a versão padrão, uma suspensão pneumática sofisticada e, ao que parece, também uma qualidade de condução que apaga os problemas do irmão “mais pobre”.

Acura MDX Type S
Acura/Divulgação

Adaptações na suspensão

Construído na mesma plataforma do Honda Passport e do Odyssey, o Acura MDX Type S empresta o motor do sedã esportivo TLX: um V6 turbo de 3 litros com 355 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Como no caso do irmão, ele alia o propulsor a um sistema de tração 4×4 automática de dez velocidades e vetor de torque Super Handling. Por causa da nova unidade de potência, no entanto, o novo MDX teve que receber sub-radiadores abaixo dos faróis e um radiador mais largo atrás da grade frontal.

A Acura se esforçou também em trazer novidades além da propulsão. A mais notável é uma suspensão a ar com suportes mais rígidos e amortecedores adaptativos que melhoraram a qualidade da condução. Outras atualizações incluem sistema de frenagem brake-by-wire com freios dianteiros Brembo de quatro pistões, coluna de direção revisada e um par de rodas 21” com pneus autovedantes de alto desempenho.

publicidade
Acura MDX Type S
Acura/Divulgação

Dirigibilidade evoluiu, mas propulsão não é tão esportiva assim

De acordo com informações da Car and Driver, que pôde testar a nova versão do utilitário, a qualidade da condução do Type S, de fato, é melhor em comparação com o Acura MDX padrão. Ao andar pela cidade, a suspensão a ar recebeu bem os impactos, eliminando os problemas de ricocheteio que se davam com o modelo convencional. Por conta disso, o MDX pode ser descrito como um dos SUVs com três fileiras mais ágeis no mercado — os amortecedores adaptativos reforçaram o controle da carroceria, mesmo em modos mais exigentes como o Sport.

Em termos de desempenho, porém, o carro deixou a desejar, especialmente por conta de carregar a alcunha de “Type S”, o que denotaria um desempenho mais esportivo. Para a Car and Driver, o V6 turbo é forte o suficiente para mover o MDX com confiança, mas não entregou em responsividade como esperado, apesar do refinamento na construção. Segundo a Acura, o MDX Type S arranca de 0 a 96 km/h em 5,6 segundos. Sua velocidade máxima é de 209 km/h (limitada eletronicamente).

Acura MDX Type S
Acura/Divulgação

Espaço interno

Apesar das frequentes críticas ao sistema de infoentretenimento da Acura, o MDX Type S apresenta uma cabine elegante: os bancos na frente são espaçosos, em especial com a ativação dos massageadores (presentes na versão Advance), assim como as filas intermediária e traseira. A diferença fica para a consistência dos assentos secundários, muito mais duros e planos do que os presentes na frente. O acesso às filas, porém, é fácil, uma vez que os bancos podem se mover só com o aperto de um botão.

Acura MDX Type S
Acura/Divulgação

O sistema de som ELS Studio 3D Signature, que serve de plataforma padrão para o modelo, é um dos mais elogiados na indústria automotiva e é um ativo importante no novo modelo da fabricante japonesa, mas é encontrado apenas na configuração Advance.  

O preço inicial do Acura MDX Type S é de US$ 67.745 (o equivalente a cerca de R$ 342.860). A versão Advance custa cerca de US$ 5 mil a mais e possui uma série de recursos de luxo, que inclui assentos de couro com massageador, acabamento em madeira ou metal, opções exclusivas de estofamento e sistema ELS com 25 altos-falantes.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!