São Paulo anuncia fim do uso obrigatório de máscara em locais abertos

Lucas Soares
Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 09/03/2022 13:15, atualizada em 11/03/2022 15:09

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (9) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais abertos. O equipamento continua sendo obrigatório em ambientes fechados, como lojas e transporte público.

Continua após a publicidade

“A decisão se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação”, disse o govenador João Doria. O mandatário também confirmou que a regra tem validade imediata e indicou que o uso obrigatório em locais fechados pode ser liberado em breve. “Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23 de março, São Paulo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos ambientes e em todas as circunstâncias”, completou.

Uso obrigatório de máscara

O uso de máscaras contra a Covid-19 é obrigatório em locais abertos e fechados de São Paulo desde maio de 2020, no começo da pandemia. No momento o estado conta com mais de 74% da população adulta está com esquema vacinal completo. A medida tem dividido especialistas.

Leia mais:

O estado de São Paulo atingiu o pico da Ômicron em fevereiro e atualmente apresenta um processo de queda nas internações, sendo uma redução de 62% nas enfermarias e 52% nas unidades de terapia intensiva (UTI). 

No Rio de Janeiro, a prefeitura da capital colocou fim no uso obrigatório de máscaras em locais fechados, incluindo transporte público. “Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados. Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em 3 semanas acabamos também com o passaporte”, escreveu o prefeito nas redes sociais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email