O Tinder anunciou que está lançando um recurso para que os usuários verifiquem os antecedentes criminais das pessoas com quem deram match. A função visa aumentar a segurança do aplicativo de relacionamento.  

O novo recurso foi anunciado em março de 2021, mas chega à plataforma depois que o documentário “O Golpista do Tinder” se tornou um verdadeiro sucesso da Netflix, contando a história de um estelionatário que usou a ferramenta de encontros para roubar quantias milionárias de suas vítimas.  

Leia também!

Apelidado de “backgroud check”, o recurso está disponível apenas nos Estados Unidos, mas deve chegar a outros países em breve. O serviço é oferecido pela organização sem fins lucrativos Garbo.  

publicidade

Porém, nem tudo são flores! Por ora, o Tinder anunciou que apenas duas checagens de antecedentes criminais serão gratuitas para cada usuário, com limite de 500 mil consultas gratuitas.  

Depois disso, o serviço será cobrado. Cada checagem pelo Garbo custa US$ 2,50 – cerca de R$ 12,60 – mais uma taxa de processamento por transação. De acordo com o Tinder, todo o valor arrecadado será destinado para a organização.

tinder app redes sociais
Deu match? Para sua segurança, Tinder permite verificar antecedentes criminais dos pretendentes. Imagem: Shutterstock

“Sabemos que o maior indicador de futuros abusos ou violência é um histórico desses tipos de comportamentos. Seja no namoro online ou nas dezenas de outras maneiras de conhecer estranhos na era digital de hoje, devemos saber se estamos colocando nossa segurança em risco”, relata a fundadora da Garbo, Kathryn Kosmides. 

“Queremos proteger os mais vulneráveis a sofrer danos online e offline e este é apenas o primeiro passo para cumprir nossa missão de ajudar a prevenir proativamente danos na era digital“, completou. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!