A partir desta quinta-feira (10), você vai conseguir identificar mais facilmente as ligações de telemarketing. Agora, todas as chamadas feitas por celular para a venda de algo (serviços e produtos) para o consumidor serão identificadas com o número 0303. A mudança marca a primeira fase de implementação da nova regra de Procedimento Operacional para Atribuição de Recursos de Numeração, que foi proposto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A ideia é de facilitar o bloqueio de ligações indesejadas e com isso, a Anatel espera abrir mais uma frente no combate ao uso indiscriminado das redes de telemarketing para a ofertas indesejadas. A mudança – por enquanto – é somente para chamadas originadas de números de telefone celular, já para as ligações feitas a partir de linhas fixas, a nova regra começa a valer a partir de junho.

Leia mais:

O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para a atuação do telemarketing, mas as empresas que solicitam doações e que fazem cobrança não precisarão usá-lo. Além disso, também será obrigatório que as operadoras realizem o bloqueio das chamadas de telemarketing se a pessoa quiser.

publicidade

Diogo Moyses, coordenador de Telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), explicou que o código virá no começo do número, como vem o 0800. Segundo ele, ao receber uma ligação de telemarketing, ela terá que vir identificada com o número 0303, para que assim, o consumidor saiba o tipo de chamada que se trata e escolher se quer atender ou não.

Carrinho de compras em miniatura em cima de um notebook em referência ao Dia do Consumidor
William Potter/Shutterstock

“O que não está claro ainda é se o consumidor poderá bloquear estes números em bloco, ou seja, todas as chamadas com o prefixo 0303, ou se os bloqueios deverão ser feitos um por um. Se todas as empresas se adequarem, usando o código, e se for possível bloquear todas as chamadas com o prefixo, será um grande avanço, o maior que tivemos até hoje nesse quesito”, descreveu o coordenador.

Entenda como as ligações de telemarketing vão funcionar

  • 0303 será o prefixo das chamadas de telemarketing para oferta de serviços e produtos;
  • Nesta quinta, a regra passa a valer para chamadas feitas a partir de celular;
  • Chamadas originadas de telefone fixo passarão a ter o prefixo 0303 em junho;
  • A padronização facilita a identificação e dá escolha ao consumidor de atender ou não a ligação assim como bloquear a chamada;
  • As empresas são obrigadas a atender a solicitação de pedido de bloqueio de chamadas de telemarketing feita pelo consumidor;
  • Ainda não se sabe se será possível pedir o bloqueio de todas as chamadas com prefixo 0303 de uma só vez;
  • As empresas de telefonia e os bancos já mantêm um site em que o consumidor pode pedir o bloqueio de chamadas de telemarketing, o Não me perturbe;
  • Além disso, Procons, como o de São Paulo, também têm sistemas de bloqueio;
  • Em caso de o cadastro ser desrespeitado, o consumidor pode registrar queixa nos Procons e na Anatel para que a empresa seja punida.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!