A Polícia Civil de Piracicaba cumpriu na manhã da última sexta-feira (11) uma série de mandados judiciais de busca e apreensão — 21 na cidade de São Paulo e um na Praia Grande —, em uma investigação que apura a atuação de uma quadrilha que invadia contas do Instagram e oferecia produtos aos seguidores das vítimas. A operação “Direct”, realizada pela Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) da cidade, prendeu quatro homens suspeitos de integrarem o esquema.

A Polícia Civil de Piracicaba levou dois meses para identificar os suspeitos. De acordo com a Deic, ao menos 50 pessoas foram vítimas do golpe na cidade, localizada a 152 km da capital paulista.

publicidade

O truque criminoso funcionava da seguinte forma: a quadrilha invadia as contas de Instagram e oferecia aos seguidores produtos que não estavam à venda por um preço abaixo do mercado. Entre as mercadorias ofertadas, celulares, eletrodomésticos e utensílios de casa, segundo a investigação.

A Deic está avaliando também possíveis extorsões contra as vítimas — aparentemente, os membros da quadrilha exigiam quantias em dinheiro para devolver a senha de acesso ao Instagram. As tentativas de venda eram realizadas por meio de conversas no Direct da rede social.

publicidade
Operação contra quadrilha do Instagram em São Paulo
Operação “Direct” teve mandados judiciais de busca e apreensão em São Paulo e Praia Grande (Polícia Civil de Piracicaba/Divulgação)

Um dos detidos tinha celular com mais de 30 contas diferentes no Instagram

A Polícia Civil conseguiu identificar os locais em que os crimes eram realizados. Os quatro homens detidos, com 18, 19, 20 e 24 anos, foram presos em São Paulo. Todos confirmaram a participação no golpe e foram levados à Divisão de Capturas da Polícia Civil de São Paulo, onde estão presos.

Segundo a Polícia, vários telefones celulares foram apreendidos, um deles com mais de 30 contas diferentes logadas na rede social. Computadores e demais objetos nos locais também foram apreendidos e vão passar por perícia. O caso foi registrado como invasão de dispositivo informático, associação criminosa e apreensão de projeto.

publicidade

Crédito da imagem principal: Wee Design/Shutterstock

Leia também:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!