Novas imagens de satélite feitas na sexta-feira (11) mostram os militares russos se movendo em direção a Kiev, capital da Ucrânia. Entre as imagens, é possível ver um batalhão atirando sobre a cidade sitiada.

O WorldView-2 da Maxar, que tem observado a invasão da Ucrânia pela Rússia desde 24 de fevereiro e vem produzindo imagens panorâmicas do conflito, captou flashes e fumaça dos disparos.

publicidade
Imagem de satélite mostra o batalhão de artilharia russo disparando ativamente em Ozera, na Ucrânia. Imagem: Maxar Technologies

Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, o forte bombardeio da Rússia é “uma guerra de aniquilação” contra seu país.

De acordo com o jornal The New York Times, os disparos são particularmente pesados nos subúrbios da capital, que luta contra as tropas há três semanas. Os bombardeios foram mais intensos em Irpin e Bucha, a noroeste de Kiev.

publicidade

No entanto, militares ucranianos relataram que conseguiram deter o avanço russo, induzindo “pesadas perdas em mão de obra e equipamento”. Embora o NYT não pudesse verificar diretamente a informação, especialistas militares e o Instituto de Estudo de Guerra, com sede em Washington, D.C, nos EUA, fizeram análises semelhantes.

Leia mais:

publicidade
Mais uma imagem de satélite mostrando o batalhão de artilharia russo disparando ativamente em Ozera, na Ucrânia. Imagem: Maxar Technologies

Outras áreas de capital ucraniana inspecionadas pelo WorldView-2 são Moschun e Chernihiv, que estão a noroeste e nordeste de Kyiv, respectivamente. Evidências de casas e outros edifícios incendiados pela atividade militar russa, além de crateras de impacto e outros danos, foram registrados nesses locais.

Imagens multiespectrais e coloridas naturalmente mostram casas destruídas, crateras de impacto e incêndios na cidade de Moschun, Ucrânia, em 11 de março. Imagem: Maxar Technologies

Ucrânia consegue dispersar comboio russo disparando mísseis antitanques

Um comboio de 65 km flagrado a noroeste de Kiev nos últimos dias parece estar se dispersando e se movendo para outras áreas, conforme revelam as novas fotos. O NYT divulgou forças terrestres na Ucrânia enviando mísseis antitanque (ATGM) em direção ao grupo. As fotos também mostram os efeitos dos recentes ataques à usina nuclear de Chernobyl e ao aeroporto de Antonov, além de carros cheios de pessoas fugindo de Kiev.

publicidade

Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) dão conta de que mais de 2,5 milhões de refugiados estão nos países vizinhos, com 1,85 milhão de “deslocados internos” dentro da Ucrânia e 12,65 milhões “diretamente afetados pelo conflito”. De acordo com o CIA Factbook, a população da Ucrânia em 2021 era de, aproximadamente, 43,7 milhões de pessoas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!