É cada vez mais comum para os brasileiros fazer compras em plataformas como o AliExpress. Além da vasta gama de produtos, o preço costuma ser outro atrativo do serviço. A boa notícia é que, mesmo sendo um site internacional, é possível pedir um reembolso no AliExpress caso tenha problemas na sua compra – tenha ela sido feita com cartão de crédito ou débito, Pix, boleto bancário, entre outros.
Leia também:
- Como verificar o código de rastreio no AliExpress
- O que é a Shopee? Entenda tudo sobre a plataforma
- ‘Xêin’, ‘Xen’ ou ‘Xáin’: como se pronuncia o nome da loja Shein?
Para pedir seu dinheiro de volta, você precisa abrir uma disputa com o vendedor. Por isso, o Olhar Digital vai te ensinar o passo a passo para você conseguir seu estorno rapidamente.
O que você precisa saber:
O que é abrir uma disputa no AliExpress?
A disputa é uma forma de o comprador alertar o AliExpress que está com problemas na sua compra. É através dela que o reembolso pode ser solicitado, caso não concorde com a solução proposta pelo vendedor.
Da mesma forma que outras gigantes do e-commerce – como Mercado Livre e Amazon –, o AliExpress é um marketplace. Ou seja, o site atua como mediador entre os vendedores e os clientes. Isso é verdade na hora de anunciar os produtos, mas também quando você abre um processo de disputa.
Em outras palavras, a disputa funciona como um período de proteção de compra, que vale pelo tempo estimado de entrega da encomenda.
Vale destacar que você precisa pedir o reembolso em até 15 dias após a entrega do produto ou a confirmação de recebimento do pedido. Para os pedidos não entregues, a garantia de reembolso é de 75 dias:
Agora que você já sabe o que é, veja como funciona o reembolso do AliExpress veja quando é indicado pedir o reembolso.
Quando abrir uma disputa
A disputa é o meio pelo qual você consegue seu reembolso. Por isso, vale a pena acioná-lo quando:
- Seu produto não foi entregue;
- Ele veio diferente do que o anunciado (como cor, tamanho, modelo etc);
- O produto não funciona ou está danificado;
- Seu pedido veio com quantidade diferente da comprada ou com itens trocados;
- A caixa do produto chegou vazia.
Como abrir uma disputa e pedir reembolso
Tempo necessário: 5 minutos
- Acesse a página do AliExpress, vá até a seção “Minha Conta” no topo do site e clique em “Meus Pedidos”:
- Na próxima tela, clique em “Detalhes do pedido” na compra que deseja pedir o reembolso.
- Em seguida, clique na opção “Abrir Disputa”:
- Marque se recebeu ou não o produto e explique o motivo do pedido de reembolso em detalhes na caixa de descrição.
- Por fim, confira os dados informados e clique em “Enviar” para confirmar a solicitação.
A maioria dos vendedores faz o reembolso dentro de 15 dias, caso isso não aconteça, entre em contato com o AliExpress na página do pedido para ajudar na sua disputa.
Como usar o Clube BK para ganhar produtos no Burger King
Como ativar e desativar backup criptografado de ponta a ponta do WhatsApp
Descubra como tirar o seu passaporte pela internet
Pronto! Agora você já sabe como solicitar o reembolso de uma compra no AliExpress. Vale informar que o processo de análise demora de 5 a 15 dias e pode ser necessário enviar mais detalhes sobre a sua compra até receber o seu dinheiro de volta.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!