Quem assiste Grey’s Anatomy já se acostumou com as tragédias e saídas de diversos personagens, sejam eles protagonistas ou não – o que faz da série uma caixinha de surpresas. No entanto, além da triste partida de Patrick Dempsey (Derek Shepherd), há uma outra despedida que os fãs nunca entenderam ou superaram, que foi a saída repentina de Katherine Heigl, a Dra. Izzie Stevens. 

Heigl fez parte do elenco principal desde o início de Grey’s Anatomy. Ela se tornou uma das personagens favoritas, principalmente após engatar um romance com o paciente cardíaco Denny Duquette Jr. (interpretado por Jeffrey Dean Morgan) e também viver um relacionamento com Alex Karev (Justin Chambers) – que também acaba de deixar a série após 16 temporadas. 

Por que Katherine Heigl, a Izzie Stevens de Grey's Anatomy, saiu da série?Imagem: Foto de Byron Cohen - © 2006 American Broadcasting Companies, Inc
Por que Katherine Heigl, a Izzie Stevens de Grey’s Anatomy, saiu da série?Imagem: Foto de Byron Cohen – © 2006 American Broadcasting Companies, Inc

A atriz chegou a ganhar o Emmy Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática em 2007, no entanto, após seu destaque, conflitos entre ela e os criadores do programa começaram a se tornar público, causando tensão nas gravações e diversos rumores. Assim, na 6ª temporada Heigl deixou a série após sua personagem passar por algumas crises e experiência pós-morte depois de descobrir um câncer. No final, ela foi demitida do famoso Grey Sloan Memorial Hospital por administrar uma dosagem incorreta em um paciente. 

Apenas na 16° temporada da série, no entanto, o show decide dar um final para a personagem, já que é revelado que ela ainda trabalha como cirurgiã no Kansas e teve filhos gêmeos de seu antigo par Karev – no passado eles haviam congelado embriões em uma clínica de fertilidade. Assim, após Karev descobrir os filhos com a antiga namorada, ele abandona a atual, Jo Wilson (Camilla Luddington) e decide viver com Izzie e os filhos – dando assim, finalmente, um final feliz ao casal. 

publicidade

Leia mais!

Por que a Izzie saiu de Grey’s Anatomy? 

Segundo informações do CBR, a principal razão para Izzie Stevens ser dispensada do show foi o relacionamento difícil com a equipe criativa, já que atriz fez algumas declarações que irritou a produção, além de ter se recusado a participar do Emmy Awards de 2008 dizendo que não tinha recebido material que justificasse uma indicação ao Emmy. Depois disso, ela ficou conhecida como “difícil” no mercado cinematográfico e dois anos depois deixou a série. 

Em outra ocasião, a atriz chegou a contar que pediu desculpas a criadora da série, Shonda Rimes, e explicou que suas falas foram mal interpretadas, já que ela recusou o prêmio por não se sentir bem com a própria atuação, o que corrobora com o livro “How to Save a Life: The Inside Story of Grey’s Anatomy”, lançado por Lynette Rice e divulgado pelo TODAY, no qual a escritora revela histórias dos bastidores e conta que verdadeiro motivo da saída da atriz foi a chegada de seu primeiro filho adotivo, o que explica a ausência temporária de Izzie no início da temporada. 

Por que Katherine Heigl, a Izzie Stevens de Grey's Anatomy, saiu da série?. Imagem: Foto de Randy Holmes - © 2008 American Broadcasting Companies, Inc.
Por que Katherine Heigl, a Izzie Stevens de Grey’s Anatomy, saiu da série?. Imagem: Foto de Randy Holmes – © 2008 American Broadcasting Companies, Inc.

“Eu comecei uma família, e isso mudou tudo”, disse ela. “Mudou meu desejo de trabalhar em tempo integral. Saí de licença familiar e acabei de ser mãe, e isso mudou toda a minha perspectiva… Esse foi realmente o ponto de virada. Então, antes de voltar, falei novamente com Shonda sobre querer ir embora. Então esperei em casa até receber o OK formal de que estava fora do programa”, explicou Heigl ao livro. 

“E eu queria deixar claro que não estava desprezando o Emmy. A noite em que ganhei foi o ponto alto da minha carreira. Eu só estava com medo de que, se eu dissesse: ‘Sem comentários’, sairia como se eu não pudesse ser incomodada (para entrar na corrida) …Eu poderia ter dito isso com mais graça sem entrar em um assunto de trabalho privado. Foi entre mim e os escritores. Eu os embosquei, e não foi muito legal ou justo.” 

A artista observou também a maneira como a indústria trata as opiniões das mulheres, estigmatizando e, às vezes, distorcendo suas expressões. Na época, os rumores que ganharam força por sua saída foi que a atriz queria se dedicar às telas de cinema e crescer na carreira no cinema. 

Imagem: Foto de Eric McCandless – © 2008 American Broadcasting Companies, Inc./ABC

“A coisa de ‘ingrata’ é o que mais me incomoda”, revelou. “E isso é minha culpa. Eu me permiti ser percebida dessa forma. Muito sobre viver a vida, para mim, é sobre humildade e gratidão. E eu tentei muito ter essas qualidades e ser essa pessoa, e estou tão decepcionada comigo mesmo por deixear isso escapar. Claro que sou grata. Como não ser?… [mas] Nesta cidade, as mulheres que não se limitam a dizer ‘OK, sim, senhor, sim, senhora’ começam a ganhar a reputação de serem difíceis. Eu decidi que não vale a pena empurrar isso para mim.” 

Após a saída de Grey’s Anatomy, Katherine Heigl surgiu em alguns filmes icônicos, como “A Verdade Nua e Crua”, de 2009, “Par Perfeito”, de 2010, e “O Casamento do Ano”, de 2013. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!