Higiene bucal pode ajudar a prevenir câncer de intestino

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 22/03/2022 17h33
Escovas de dente com creme dental
Imagem: matka_Wariatka/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diversas pessoas associam a higiene da boca com a aparência dos dentes, no entanto, a questão envolve muito mais coisas que apenas um sorriso bonito. A higiene bucal pode estar relacionada com doenças muito sérias, como diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.  

Isso acontece, pois, a boca é a maior porta de entrada do corpo humano para bactérias e, quando mal cuidada, pode ser o local perfeito para proliferação de fungos e bactérias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a saúde oral é um dos principais indicadores da saúde geral do corpo humano.  

Leia também!

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer aponta que os cânceres de lábio e cavidade oral estão entre os 20 mais comuns do mundo e causam cerca de 180 mil mortes por ano.  

Além disso, a higiene bucal também está associada ao câncer de intestino. A coloproctologista Larisse Barbert explicou, em entrevista ao portal R7, que as bactérias do nosso intestino possuem grande relação com aquelas presentes na cavidade oral.  

“Algumas espécies que são nocivas e têm um papel ativo nessa transformação celular são encontradas no intestino e na saliva de pacientes com câncer. Essas bactérias têm a função na ativação do sistema imunológico, para aumentar fator de proliferação celular, ou na ação direta das toxinas bacterianas que são carcinogênicas.” 

Pessoa sendo atendida pelo dentista
Imagem: OrlandoPhotography/Shutterstock

Barbert ressalta que a falta de higiene bucal não causa o câncer de intestino, mas está associada à doença, assim como o consumo de álcool, sedentarismo, tabagismo e obesidade aumentam os riscos.  

A aparição de problemas de saúde oral também pode estar relacionada com a dieta. “O consumo excessivo de carboidratos refinados, ou de açúcares, são fatores que desencadeiam problemas metabólicos que são associados ao aumento do câncer do intestino, obesidade, diabetes, que também fazem com que nossas células sejam estimuladas a proliferar”.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.