Windows 11 exibe marca d’água em PCs; novidade intriga usuários

Por Marina Schnoor, editado por André Lucena 22/03/2022 14h41, atualizada em 22/03/2022 16h54
Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Windows 11 agora exibe uma marca d’água alertando usuários que instalaram o SO em PCs sem suporte para tal. Uma nova atualização do sistema mostra a marca d’água no papel de parede da área de trabalho, além de um aviso na página inicial do Configurações.

Essas mudanças já estavam sendo testadas mês passado, mas agora a Microsoft as apresentou no Release Preview, e elas devem chegar para todos os usuários do Windows 11 nos próximos dias. A Microsoft não tinha mencionado a marca d’água na lista de melhorias para a atualização, mas desenvolvedores já mostraram no Twitter que ela está inclusa. 

A marca d’água vai aparecer se o Windows 11 estiver rodando em PCs sem suporte, e diz “Requisitos do sistema não atendidos. Vá para Configurações para saber mais”. O aviso é parecido com a marca d’água semitransparente que aparece no Windows ainda não ativado, mas chama menos a atenção.

Alguns usuários conseguiram contornar os requisitos mínimos de hardware que a Microsoft exige para o Windows 11 e instalar o SO. Oficialmente, só é possível instalar o Windows 11 em PCs com CPUs Intel 8th Gen Coffee Lake ou Zen + e Zen 2 e mais recentes, o que deixou muitos PCs sem a opção. Quem conseguiu instalar o SO de forma alternativa, agora vai começar a ver a marca d’água. 

A Microsoft implementou avisos semelhantes em versões não ativadas do Windows antes, e também restringia recursos como modo escuro, configurações de personalização e temas até que o sistema estivesse ativado. Felizmente, parece que a companhia não fará restrições do tipo para o Windows 11. Como o The Verge apontou, deve ser possível remover a marca d’água na área de trabalho com algumas alterações no registro.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Marina Schnoor é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.