Um astrônomo amador norte-americano obcecado por ufologia chamado Scott Waring é um descobridor frequente de objetos que ele considera “provas cabais” da existência de seres alienígenas. Uma forma circular no fundo do mar visível no Google Earth que está levantando gritos de “OVNI” foi percebida por Waring, que é dono do blog UFO Sightings Daily.

Ele é um ávido analista de fotografias dos rovers da Nasa, e afirmou ter encontrado de tudo, “desde um macaco em Marte até o corpo de 7,3 metros de altura de um monarca marciano morto em batalha há 1 milhão de anos”.

publicidade
Uma estranha estrutura circular vista nas imagens do Google Earth está localizada perto das Linhas de Nazca, no Peru. Nesta imagem ampliada, é possível ver a elevação em destaque. Imagem: Google Earth

Localizada ao largo da costa oeste da América do Sul, perto das Linhas de Nazca do Peru, está uma série de enormes geoglifos construídos pelo povo de Nazca há quase 2 mil anos. Essas linhas são uma fixação comum para teóricos da conspiração, que às vezes afirmam que alienígenas estiveram envolvidos em sua construção. 

Então, o que Waring encontrou nessas formas geológicas milenares? Um círculo, com cerca de 6,8 quilômetros de diâmetro, visível a cerca de 566 quilômetros da costa de Lima. O círculo parece erguer-se do fundo do mar como uma colina ou montanha. 

publicidade

Ocorre que formas estranhas podem aparecer por vários motivos no fundo do oceano no Google Earth. A empresa usa dados de várias fontes para mapear o fundo do mar. Essas fontes têm diferentes resoluções, ou níveis de detalhes, e quando são costuradas, às vezes aparecem formas estranhas. 

Em comunicado de 2016, os desenvolvedores do Google apontaram uma peculiaridade de dados que pode levar a estranhos artefatos de colinas e vales: o guia do fundo do oceano é baseado em um mapa feito pela Scripps Institution of Oceanography, que usa medições de satélites de gravidade para mapear aproximadamente os altos e baixos do fundo do mar (processo conhecido como batimetria do oceano). 

publicidade

Leia mais:

Para um mapeamento mais detalhado, a empresa obtém dados de pesquisas de sonar baseadas em navios. Essas pesquisas de sonar enviam pulsos de som em direção ao fundo do oceano e gravam os ecos para obter uma imagem de alta resolução. 

publicidade

Às vezes, as medições aproximadas baseadas em satélite e as medições a bordo não concordam, e um único ponto de dados de um ou outro pode levar ao que parece ser uma colina ou mergulho íngreme. 

Notavelmente, o “OVNI” visto por Waring fica bem no meio de uma linha de transecção onde uma pesquisa de sonar a bordo passou claramente, tornando possível que a forma seja um efeito colateral da junção de várias fontes de dados. Essas longas linhas são visíveis em todo o fundo do oceano no Google Earth e às vezes são confundidas com sinais de uma civilização perdida. 

Além disso, formas estranhas do fundo do mar no Google Earth ilustram o quão pouco se sabe sobre o fundo do mar. As imagens de satélite que cobrem quase todo o fundo do oceano podem resolver recursos de até 1,5 km, enquanto o sonar moderno do fundo do mar pode revelar detalhes da ordem de 100 m. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), apenas 5% do fundo do oceano foi mapeado por sonar moderno.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!