CEO da Alphabet, dona do Google, vai se reunir com chefe antitruste da União Europeia

Sundar Pichai, CEO da Alphabet, empresa dona do Google, vai se reunir com Margrethe Vestager, chefe antitruste da União Europeia
Karoline Albuquerque24/03/2022 17h18
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na quarta-feira da próxima semana, dia 30 de março, o presidente-executivo da Alphabet, Sundar Pichai, tem reunião marcada com Margrethe Vestager, chefe antitruste da Comissão Europeia. A empresa dona do Google vai discutir questões de concorrência e digitais.

A reunião foi comunicada à agência internacional de notícias Reuters por um funcionário da Comissão Europeia, nesta quinta-feira (24). A agenda foi confirmada pela Alphabet.

Leia mais:

Até agora, a chefe antitruste da União Europeia já multou o mecanismo de buscas mais usado do mundo em mais de 8 bilhões de euros na última década. O valor é cerca de R$ 42,5 bilhões, na cotação de hoje, com a moeda do Velho Continente vendida a R$ 5,32, após sucessivas quedas desde o dia 15 de março.

Vestager enxerga que o Google atrapalha rivais em sites de comparação de compras e publicidade de busca online. Além do buscados, ela também destaca o problema no sistema operacional da empresa para smartphones, o Android.

Edifício do Google em Munique, Alemanha com logotipo da empresa em branco.
O Google já foi multado em mais de 8 bilhões de euros nos últimos 10 anos. Crédito editorial: ThomasAFink / Shutterstock.com

A chefe antitruste da União Europeia ainda investiga o negócio de publicidade digital do Google e um acordo entre a Alphabet e Meta, dona do Facebook, sobre publicidade online. Ela ainda propôs regras que obrigam bis techs norte-americanas a mudar os modelos de negócios.

Investigação da Comissão Europeia contra Google e Facebook

No dia 11 deste mês, o órgão antitruste da União Europeia e do Reino Unido abriu a investigação contra o Google e Meta por suposta violação das práticas competitivas existentes no mercado de anúncios digitais. A Comissão Europeia analisa se as empresas teriam formado uma espécie de cartel para se auto favorecem.

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital