Na quarta-feira da próxima semana, dia 30 de março, o presidente-executivo da Alphabet, Sundar Pichai, tem reunião marcada com Margrethe Vestager, chefe antitruste da Comissão Europeia. A empresa dona do Google vai discutir questões de concorrência e digitais.

A reunião foi comunicada à agência internacional de notícias Reuters por um funcionário da Comissão Europeia, nesta quinta-feira (24). A agenda foi confirmada pela Alphabet.

Leia mais:

Até agora, a chefe antitruste da União Europeia já multou o mecanismo de buscas mais usado do mundo em mais de 8 bilhões de euros na última década. O valor é cerca de R$ 42,5 bilhões, na cotação de hoje, com a moeda do Velho Continente vendida a R$ 5,32, após sucessivas quedas desde o dia 15 de março.

publicidade

Vestager enxerga que o Google atrapalha rivais em sites de comparação de compras e publicidade de busca online. Além do buscados, ela também destaca o problema no sistema operacional da empresa para smartphones, o Android.

Edifício do Google em Munique, Alemanha com logotipo da empresa em branco.
O Google já foi multado em mais de 8 bilhões de euros nos últimos 10 anos. Crédito editorial: ThomasAFink / Shutterstock.com

A chefe antitruste da União Europeia ainda investiga o negócio de publicidade digital do Google e um acordo entre a Alphabet e Meta, dona do Facebook, sobre publicidade online. Ela ainda propôs regras que obrigam bis techs norte-americanas a mudar os modelos de negócios.

Investigação da Comissão Europeia contra Google e Facebook

No dia 11 deste mês, o órgão antitruste da União Europeia e do Reino Unido abriu a investigação contra o Google e Meta por suposta violação das práticas competitivas existentes no mercado de anúncios digitais. A Comissão Europeia analisa se as empresas teriam formado uma espécie de cartel para se auto favorecem.

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!