A Ford divulgou dois vídeos em que demonstra a capacidade de reboque da futura picape elétrica F-150 Lightning. E os números impressionam: nas versões Lariat e XLT com bateria de alcance estendido e pacote Max Trailer, por exemplo, a F-150 é capaz de puxar até 4,6 toneladas de carga.

Já na versão Platinum, a picape pôde rebocar até 3,810 toneladas, com as configurações com bateria de alcance padrão (Pro, XLT e Lariat) carregando em torno de 3,493 toneladas.

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Com previsão de chegada ao mercado em maio, a F-150 Lightning foi submetida a centenas de horas de testes para reboque. Cada vídeo mostra a picape em dois cenários contrastantes: um no inverno e outro no verão — respectivamente, a Ike Gauntlet, um trecho rodoviário no Colorado, e a Davis, uma represa no estado do Nevada. Ao longo das sessões, para entender o rigor, as temperaturas variaram entre -19º C e 48º C.

Ford F-150 Lightning
Ford F-150 Lightning na represa Davis, no Colorado (Reprodução/YouTube/Ford)

Teste no inverno

A Ike Gauntlet é uma seção de 13 quilômetros da Interstate 70 — rodovia interestadual que passa por nove estados americanos, de Cove Fort, no Utah, a Baltimore, em Maryland — que apresenta uma inclinação constante de 7%, chegando a uma altitude de 3 400 m acima do nível do mar.

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A maioria dos caminhões com reboques acoplados por lá sentem o baque. Mas a F-150 Lightning conseguiu manter o ritmo com uma carga de 4,536 toneladas mesmo com dois centímetros de neve caindo durante a jornada. Foi o suficiente também para testar a tração integral da picape — 563 cv de potência e 107,2 kgfm de torque são ótimas especificações, mas ainda assim é preciso ter cuidado para que as rodas não patinem na neve.

Fritando no deserto do Nevada

Já no lado oposto, a F-150 Lightning foi testada na represa Davis. Localizada entre a cidade de Las Vegas e a represa Hoover, na Route 68, a barragem chegou a atingir temperaturas de 48º durante as sessões da Ford.

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O carro deu várias voltas ao redor da represa, subindo e descendo de 170 a 1.070 m de altitude, o que, em princípio, poderia ser um problema para a caminhonete. A F-150 Lightning, no entanto, segurou a barra, uma vez que usa frenagem regenerativa para realimentar a carga de bateria.

Sobre essa questão, aliás, a Ford preferiu não divulgar o alcance. Por uma imagem do medidor digital, porém, é possível ver que a bateria estava um pouco acima da meia carga, restando 205 quilômetros (128 milhas).

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A picape F-150 Lightning será produzida no novo Ford Rouge Electric Vehicle Center, em Michigan. O trem de força será montado no Van Dyke Electric Powertrain Center, em Sterling Heights, e a bateria no Rawsonville Components, em Ypsilanti — ambas as cidades também em Michigan.

Crédito: Reprodução/YouTube/Ford

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