O Google informou que lançou uma nova atualização para o Chrome com o intuito de corrigir uma falha grave de segurança encontrada no navegador. Segundo a empresa, o erro já foi explorado por hackers e foi identificado por especialistas em segurança.

Classificado como “zero-day hack” por ter sido identificado antes que o Google conseguisse evitar que ele fosse utilizado por hackers, o bug não teve mais detalhes sobre seu funcionamento informados justamente para evitar que as brechas sejam exploradas. A empresa, no entanto, disse que vai divulgar mais informações quando um número grande de usuários já estiverem seguros.

“O acesso aos detalhes e links do bug pode ser mantido restrito até que a maioria dos utilizadores seja atualizada com uma correção. Também manteremos restrições se o bug existir numa biblioteca de terceiros da qual outros projetos também dependem, mas ainda não foram corrigidos”, disse a empresa.

publicidade
  • Atalhos do Chrome: confira uma lista com os principais para usar
  • O código da falha é CVE-2022-1096 e a correção foi disponibilizada na atualização  99.0.4844.84 do Chrome. Apesar do bug ter sido identificado no  Windows, Linux e macOS, a atualização também deve ser lançada para Android nas próximas semanas. A recomendação é para que todos os usuários atualizem o sistema operacional o mais rápido possível.

    Google Chrome vai remover o Modo Lite

    O Google anunciou nesta semana que deixará de oferecer o Modo Lite no Chrome que roda em smartphones e tablets Android. Este recurso é importante para economizar dados durante a navegação e o motivo para seu fim, segundo o gigante das buscas, está na redução dos custos para o acesso das redes móveis.

    Leia também:

    Em 2014, pouco tempo depois do Opera Mini passar a reduzir o consumo de dados para utilizar o navegador, o Chrome seguiu os mesmos passos e criou o chamado Modo Lite. Ele promete economia de internet em até 60% para qualquer página carregada em seu browser, quando o recurso está ligado.

    Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!