Na última quarta-feira (23), os astronautas Matthias Maurer (ESA) e Raja Chari (NASA), passaram cerca de sete horas em caminhada espacial fora da Estação Espacial Internacional (ISS), realizando trabalhos de manutenção.
O que os dois não imaginavam é que, de olho no feito, estava Sebastian Voltmer, astrônomo independente da cidade de Sankt Wendel, na Alemanha. E ele aproveitou para fotografar a ocasião – daqui da Terra, em um ângulo inédito para muitos entusiastas da astronomia.
Leia também
- Alface cultivada no espaço pode ajudar astronautas a evitar perda óssea
- O que acontece com a ISS se a Rússia deixá-la? A NASA explica
- Rússia manda três cosmonautas para a Estação Espacial Internacional
Voltmer é natural da mesma cidade do astronauta Matthias Maurer – um fato que fez questão de lembrar quando publicou a foto em seu perfil no Twitter.
Em uma publicação de atualização feita no último domingo (27), quando teve a oportunidade de analisar melhor a foto, Voltmer conseguiu até mesmo mostrar o ponto onde Maurer e Chari estavam visíveis, ressaltando que a imagem feita é do momento da “subida” dos dois ao “CanadArm”, uma estrutura robótica instalada pelo programa espacial canadense e que serve de suporte durante as caminhadas espaciais da ISS.
Evidentemente, o astrônomo independente contou com um equipamento avançado para registrar a caminhada espacial aqui da Terra: um telescópio pessoal Celestron EdgeHD de 11 polegadas, instalado em um tripé GM2000 HPS e uma câmera planetária ASI290.
“Eu sinto como se tivesse registrado uma imagem única”, disse Voltmer ao SpaceWeather.com. “Essa é, provavelmente, a primeira imagem feita da superfície da Terra que mostra dois caminhantes do espaço na ISS ao mesmo tempo”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!