Nesta sexta-feira (18), três cosmonautas russos serão lançados rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), e você pode acompanhar a ação em tempo real. Uma espaçonave Soyuz está programada para decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 11h55 EDT (12h55, pelo horário de Brasília), transportando Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov. A transmissão vai começar 40 minutos antes, no canal da Nasa no YouTube e também na NASA TV, no site da agência.

Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov, os três cosmonautas russos que embarcam nesta sexta-feira (18) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Imagem: Roscosmos

Será uma viagem rápida para o trio russo: a nave Soyuz está programada para atracar no módulo Prichal da estação 3h10min depois da decolagem, o que também poderá ser assistido ao vivo, a partir das 15h15, assim como a cerimônia de abertura da escotilha, que deve ocorrer por volta das 18h30.

publicidade

Este é o primeiro lançamento de uma nave Soyuz desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, uma ação que desgastou muitas de suas parcerias espaciais. Os EUA e outras nações impuseram novas sanções econômicas ao país após a invasão, algumas das quais afetam seu programa espacial. 

Como resposta, a agência espacial russa, Roscosmos, parou de vender motores de foguete para empresas americanas e suspendeu seus lançamentos do espaçoporto europeu na Guiana Francesa, entre outras medidas.

publicidade

Leia mais:

Nasa garante que parceria com a Rússia na ISS continua

Apesar das crescentes tensões, os funcionários da Nasa garantem que as operações da ISS continuam de forma normal. A Rússia é um parceiro fundamental no programa do laboratório orbital, e sua cooperação continua sendo essencial, segundo autoridades dos EUA.

publicidade

O astronauta da Nasa Mark Vande Hei está programado para retornar à Terra em 30 de março com dois cosmonautas a bordo de uma espaçonave Soyuz, e, embora tenha havido um temor inicial de que ele fosse proibido pela Rússia de embarcar, tanto a agência espacial norte-americana quanto a russa confirmam que os planos não foram alterados.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!