A Samsung anunciou, nesta segunda-feira (28), o lançamento nacional de dois smartphones: o Galaxy A13 e o Galaxy A23. Os aparelhos compõem a faixa mais focada em dispositivos simples dos intermediários da marca asiática, entregando o básico para os consumidores, mas com corpo lembrando bastante celulares mais caros e robustos.

Começando pelo modelo mais simples dessa nova dupla, o Galaxy A13 chega ao Brasil sem sua versão 5G, que é o celular mais barato da Samsung compatível com a rede de quinta geração no mercado internacional. De qualquer forma, por aqui ele aporta com tela Full HD de 6,6 polegadas, em painel TFT e um entalhe na parte superior, para guardar a câmera frontal de 8 megapixels.

Leia também

Galaxy A13 e A23 (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy A13 e A23 (Imagem: divulgação/Samsung)

Na traseira a Samsung colocou quatro lentes, sendo a principal com 50 megapixels, junto de uma ultrawide e seus 5 megapixels, finalizando com uma dupla de dois megapixels para macro e medir a distância em registros com o fundo desfocado. O corpo do Galaxy A13 é feito em plástico e um leitor de impressões digitais pode ser encontrado na lateral.

publicidade

Galaxy A13 e A23 têm câmera de 50 megapixels

Por dentro o Galaxy A13 utiliza processador Exynos 850, o mesmo presente nos Galaxy A12, M12, A21s e XCover 5. Ele opera com oito núcleos, junto de 128 GB para memória e 4 GB de RAM. O espaço interno pode ser expandido com um cartão microSD de até 1 TB.

Já o Galaxy A23 oferece alguns recursos extras, mas mantendo muito do A13. Neste modelo a tela é de mesmo tamanho e resolução, mas sobe a taxa de atualização para 90Hz. O conjunto de câmeras conta com exatamente a mesma quantidade de lentes, megapixels e funções, mas este aparelho permite filmar em 4K, enquanto seu irmão menos musculoso faz apenas Full HD (1080p).

O mesmo corpo e leitor de impressões digitais estão por aqui, mas o Galaxy A23 tira proveito de um Snapdragon 680, também sem acesso para as redes 5G. Memória interna e RAM são as mesmas, com 128 GB e 4 GB, respectivamente. Além disso, os dois celulares podem pegar emprestado 4 GB para incrementar a RAM. O objetivo é aumentar a velocidade de abertura de apps e diminuir a recarga deles, quando estão no fundo.

Outra semelhança entre os dois modelos está na bateria de 5.000 mAh, mas enquanto o Galaxy A13 recebe até 15 watts do carregador, seu irmão faz o mesmo com 25 watts. Por fim, tanto o Galaxy A13, como o Galaxy A23 já chegam ao Brasil com Android 12 e One UI 4.1 instalados de fábrica.

Quando e quanto?

Tanto o Galaxy A13 como o Galaxy A23 já podem ser encontrados no Brasil nas cores azul, branca, rosé e preta, com os preços assim:

  • Galaxy A13: R$ 1.799
  • Galaxy A23: R$ 1.999

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!