Remédios devem ficar mais caros nesta semana; confira o reajuste

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 29/03/2022 12h55, atualizada em 24/08/2022 11h29
remédios
Imagem: Pill (iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A partir do dia 1º de abril, na próxima sexta-feira, os remédios devem ficar mais caros em todo o Brasil. Na data entra em vigor a autorização para reajuste dos medicamentos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). 

Ainda não se sabe qual o percentual de reajuste, mas espera-se que ele fique em torno de 10%, valor aproximado da inflação registrada em 2021, que foi de 10,06%. A CMED é um órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é responsável por controlar o reajuste nos medicamentos.  

Leia também!

O Comitê Técnico-Executivo da CMED anunciou no começo de 2021 que faria o reajuste nos valores do remédio com base no fator de produtividade (Fator X) e no fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Fator Z) e ambos seriam definidos em zero para compor a fórmula do aumento.  

O Fator X é estabelecido com uma estimativa dos ganhos futuros de produtividade da indústria farmacêutica. Já o Fator Z possui três níveis definidos pela base de concorrência do mercado.  

Ou seja, se um medicamento é vendido por apenas uma empresa, ele é registrado no nível 3, sofrendo um menor reajuste. Enquanto aqueles no nível 1, que são fabricados por diversas farmacêuticas, recebem um aumento maior.  

Remédios
Remédios devem ficar mais caros nesta semana; entenda o reajuste. Imagem: juliano703/Shutterstock

Além disso, também é levado em consideração a inflação e o Fator Y, que considera o reajuste de preços relativo entre os setores. 

Em 2021, o aumento no valor dos remédios foi de até 10,08%, levando em consideração uma inflação de 4,52% no ano anterior. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.