Em 2023, IPTU do Rio de Janeiro terá a opção de pagar com criptomoedas

A partir de 2023, o IPTU dos moradores da cidade do Rio de Janeiro poderá ser pago através de criptomoedas
Por Gabriela Bulhões, editado por Karoline Albuquerque 29/03/2022 04h35, atualizada em 29/03/2022 14h48
Criptomoedas com o aplicativo da corretora binance aberto na tela de um smartphone
Imagem: Chinnapong/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A partir do próximo ano, o Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido com IPTU, dos moradores da cidade do Rio de Janeiro poderá ser pago através de criptomoedas. A informação foi dada durante o evento chamado de Criptoatividade Carioca. Com essa iniciativa, a cidade se torna a primeira do Brasil a oferecer esse tipo de opção ao pagar um imposto.

De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o esforço é para enfatizar que na cidade do Rio há iniciativas dentro mercado de criptomoedas. Ele afirmou que “agora quem investe em criptomoeda e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade do Rio. E vamos avançar nisso rápido”.

Leia mais:

criptomoedas, EUA, joe biden
A cidade do Rio de Janeiro será a primeira do Brasil a aceitar o pagamento do IPTU em criptomoedas. Imagem: Chinnapong/Shutterstock

Para viabilizar essa nova opção de pagamento do IPTU, a capital carioca irá contratar empresas que são especializadas na conversão de criptomoedas para reais, possibilitando uma forma da prefeitura do município receber 100% do valor do tributo na moeda digital.

“Vamos estimular a circulação de moedas criptos, integrando-as ao pagamento de tributos, como no caso do IPTU e, no futuro, isso poderá ser ampliado para serviços como as corridas de táxi, por exemplo. Indo além, vamos utilizar esses ativos criptos para estimular as artes, a cultura e o turismo, por meio de NFTs, e criar uma política de governança sólida e responsável para avaliar a realização de investimentos criptos”, disse o secretário de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo.

Fonte: Prefeitura do RJ

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital