Recentemente, diversos usuários do Twitter afirmaram que estavam recebendo notificações sobre denúncias feitas na rede social. Porém, os usuários diziam que nunca fizeram estas denúncias, o que torna as notificações um tanto quanto suspeitas.
A rede social se pronunciou nesta terça-feira (29), alegando que não existe problema algum, mas que usuários estavam explorando a ferramenta de denúncia, fazendo as acusações em nome de contas que não são suas.
Leia também!
- Will Smith gerou 25 vezes mais buscas com tapa no Oscar do que filme vencedor
- YouTube testa reações de emojis no momento em que você quiser do vídeo
- Redes sociais possuem impacto no bem-estar durante a adolescência, diz pesquisa
De acordo com o perfil oficial Twitter Seguro, a denúncia feita por terceiros é permitida para que as pessoas possam “fazer denúncias em nome de outros. Isso existe para permitir a denúncia de Tweets ou contas quando as pessoas afetadas estão impossibilitadas por algum motivo – seja por estarem sem acesso à sua conta ou por não se sentirem confortáveis em denunciar, por exemplo”.
“Contas ou Tweets não sofrem qualquer tipo de ação – como suspensão ou remoção – apenas por terem sido denunciados. Também não importa o número de denúncias ou quem as fez. Só tomamos medidas quando constatamos, após análise interna, que de fato houve violação às nossas regras”, explicou a rede social.
A plataforma lamentou o uso indiscrimado da ferramenta de denúncia. “Lamentamos o uso mal intencionado que tem sido feito dessa ferramenta que permite denúncias por terceiros, recurso que existe para possibilitar um trabalho colaborativo, junto com a nossa comunidade, para ajudar a preservar a segurança das pessoas no Twitter”, escreveu.
Apesar da justificativa, muitos usuários desaprovam a explicação do Twitter e a forma como a ferramenta de denúncias funciona. “O MÍNIMO que vocês poderiam fazer é informar a pessoa que foi feito uma denuncia em nome dela, caso ela não negasse que foi autora da denúncia dentro de um prazo determinado, a denúncia seguiria. Assim evitaria denúncias desautorizadas e manteria o propósito inicial da ferramenta”, escreveu um.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!