Nesta quarta-feira (30), a família de Bruce Willis informou que o ator de 67 anos vai parar sua carreira após ser diagnosticado com afasia, uma doença de origem neurológica que afeta a comunicação e a linguagem. 

“Aos incríveis apoiadores de Bruce, como família queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e foi diagnosticado recentemente com afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso, e após muita análise, Bruce está saindo da carreira que significou tanto”, diz a nota divulgada nas redes sociais de Rumer Willis, filha do ator.

O que é afasia?

De acordo com o hospital Albert Einstein, afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade da pessoa de falar, de compreender a linguagem verbal, de ler e de escrever. A doença geralmente é causada após lesões no cérebro, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou até mesmo tumores, encefalites e traumatismos. 

Essa doença possui vários tipos, geralmente classificados pela área do cérebro afetada. Afasia pode ser dividia como fluente e não fluente, sendo a nomenclatura de acordo com a capacidade do paciente de falar. O fato dele conseguir falar não significa que ele entende o que está sendo dito.

publicidade

Leia também!

Afasias não fluentes costumam afetar as partes frontais do cérebro. Pessoas com esse distúrbio sentem dificuldades para se expressar e geralmente evitam falar ou conseguem soltar apenas frases curtas. Portadores dessa condição podem entender melhor o que é dito para eles do que falar. Esses pacientes costumam ser conscientes de sua condição. As afasias não fluentes podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo. 

Já a afasias fluentes são classificadas como uma forma de afasia em que o portador consegue falar frases longas, mas que muitas vezes não fazem sentido. Os pacientes com essa doença podem não perceber que as pessoas ao redor não entendem o que ele está dizendo. Pessoas com esse tipo de afasia geralmente também não entendem o que está sendo falado. Existem muitas outras divisões da doença de acordo com a lesão e capacidade do portador.

Derrame/AVC
Imagem: shutterstock

Principais sintomas da afasia e tratamento

Os sintomas geralmente são percebidos por familiares ou pessoas próximas da pessoa. Portadores de afasia possuem como primeiros sinais da doença troca de palavras, dificuldade de escrever, dizer palavras que não fazem sentido ou frases que não podem ser entendidas. Para o diagnóstico pode ser necessário um exame para comprovar a lesão cerebral.

O tratamento consiste em terapias de reabilitação da linguagem para que os pacientes consigam formas de se comunicar mesmo com a doença. Fonoaudiólogos podem ajudar os pacientes que não tenham uma lesão que cause uma afasia progressiva. 

Pacientes que não recuperam a fala podem ainda se comunicar por meio de dispositivos eletrônicos, livros e placas com símbolos. A doença não tem cura, mas a gravidade varia de forma considerável entre pacientes e depende da gravidade da lesão no cérebro.

Via Einstein e MSD Manuals

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!