Os pesquisadores da Universidade Keele, no Reino Unido, descobriram que xingar deixar uma pessoa mais corajosa, aumentando a confiança, força física e os níveis de comportamento de risco de uma pessoa. O estudo foi foi publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology e envolveu dois experimentos: um com 56 participantes (32 mulheres e 24 homens) e outro com 118 pessoas (63 homens, 53 mulheres); um indivíduo não-binário e um indivíduo preferiu não revelar seu sexo.

O objetivo era identificar o mecanismo psicológico pelo qual o xingamento pode ser benéfico para a realização de tarefas físicas. Por exemplo, durante os experimentos, a equipe descobriu que os participantes eram capazes de realizar uma flexão de cadeira por mais tempo depois de repetir um palavrão.

Além disso, foram mais ousados durante uma tarefa online envolvendo encher um balão de borracha o máximo possível sem estourar. Já o comportamento de risco foi 8% maior quando eles xingava enquanto bombeavam a bexiga.

“Xingar parece produzir um estado de ‘cognições quentes’, que nos ajuda a minimizar os medos e preocupações diárias. Esse comportamento pode ser benéfico em muitos cenários, como quando você está se exercitando ou lidando com uma situação desafiadora”, escreveu Stephens, líder do estudo.

publicidade

Leia mais:

Ele descreveu que o lado humorístico de alguns palavrões foi considerado um importante mecanismo psicológico para aumentar a força física:”Fornecemos evidências de vários possíveis mecanismos psicológicos pelos quais isso pode acontece, todos relacionados à redução do autocontrole. Mas o humor, o lado engraçado dos palavrões, acabou sendo o mais importante dos fatores que avaliamos”.

O ator de xingar também influenciaram várias situações relacionadas a um comportamento de maior desinibição durante o experimento, como o aumento da autoconfiança. Por outro lado, os pesquisadores indicam que é preciso uma investigação mais aprofundada sobre isso.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!