Depois de unificar a maior parte dos serviços do Governo Federal na plataforma Gov.br, mais um passo foi dado rumo à evolução digital em benefício da população brasileira. Nesta quinta-feira (31) foi lançado o novo aplicativo do Cadastro Único.

Com novas opções, a ferramenta traz novidades, como o autocadastramento (mas ainda é preciso ir presencialmente a um posto), mapa georreferenciado com os pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e atendimento 24h por meio da assistente virtual. 

Como baixar o aplicativo 

O Cadastro Único está disponível nos sistemas Android e iOS. O Governo Federal já conta com um banco de dados com mais de 80 milhões de pessoas, ou seja, as adaptações vieram para agilizar a vida dos brasileiros, possibilitando o acesso a 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de energia elétrica, Casa Verde Amarela, entre muitos outros.  

Agora, o novo aplicativo irá cruzar os dados de mais de 36 bilhões de registros, tendo as informações sendo computadas rapidamente de acordo com cada solicitação. 

publicidade

Leia mais:

Otimização do tempo

Assim, se algum documento estiver pendente ou houver alguma outra problemática, o sistema já demonstrará a situação na hora. Com tudo certo, os processos serão agilizados, ou seja, é uma forma de otimizar o tempo.    

“Com a aposta na digitalização de serviços via Gov.br estamos colocando na palma da mão dos brasileiros soluções digitais que tornam mais simples e rápido o acesso da população a diversas políticas públicas”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. 

Aplicativo Gov.br
Novo aplicativo do Cadastro Único vem somar com a plataforma do gov.br, que já reúne os principais benefícios sociais por meio do universo digital. Imagem: Karoline Albuquerque/Olhar Digital

A modernização do Cadastro Único facilita o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. O autocadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados. 

O cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!