O ator Will Smith optou pela renuncia de seu lugar como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, após dar um tapa no rosto do humorista Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022.

A decisão foi anunciada por meio de uma nota enviada à imprensa, obtida pela CNN e outros veículos americanos. Nela, Smith afirma ter traído a confiança da Academia e estar “com o coração partido”. “Eu privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário”, lamentou Smith.

publicidade

A decisão de Smith, no final das contas, foi pela renúncia de seu lugar como membro da Academia. “Estou renunciando do meu lugar de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas“, afirmou o ator.

Confira o comunicado emitido por Will Smith na íntegra:

publicidade

“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na 94ª apresentação do Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa. Eu traí a confiança da Academia. Eu privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de comemorar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou com o coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao trabalho incrível que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Então, estou renunciando do meu lugar de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que eu nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão.”

Este comunicado é consequência da situação que ocorreu durante o Oscar 2022, quando Will Smith deu um tapa no rosto do humorista Chris Rock, por ele fazer uma piada relacionada à aparência de sua esposa, Jada Pinkett Smith, que sofre da doença autoimune alopecia.

Leia mais!

publicidade

A Academia já tinha anunciado que havia “iniciado procedimentos disciplinares” contra o ator. Uma reunião de conselho está agendada para 18 de abril, quando “a Academia pode tomar qualquer ação disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta”, afirmou a instituição.

Mas Smith optou por agir primeiro e agora está deixando a famosa organização, que tem entre seus membros a elite dos atores, diretores e produtores. Smith já havia pedido desculpas à Academia durante seu discurso de aceitação do Oscar de Melhor Ator. Além disso, ele publicou em suas redes sociais um pedido de desculpas, desta vez incluindo Chris Rock.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!