A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas soltou um comunicado condenando as ações de Will Smith durante a cerimônia do Oscar 2022, e afirmando que está abrindo investigação formal acerca do ocorrido.

O comunicado afirma: “A Academia condena as ações do Sr. Smith na cerimônia de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos estatutos, padrões de conduta e a lei da Califórnia”.

Entre as tais “consequências”, Will Smith pode inclusive ser obrigado a devolver a estatueta que conquistou na noite de ontem por sua atuação em “King Richard: Criando Campeãs”.

Além deste novo comunicado, a Academia já havia se pronunciado na manhã desta segunda-feira por meio de suas redes sociais. ““A Academia não tolera violência de nenhuma forma. Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo”, afirmou a Academia.

publicidade

Enquanto apresentava o prêmio da categoria de Melhor Documentário, Chris Rock começou a fazer piadas com o público do Oscar, mas pode ter ido longe demais ao chamar a esposa de Will Smith, a atriz Jada Pinkett Smith, de “G.I. Jane”.

Leia mais!

“G.I. Jane”, no Brasil “Até o Limite da Honra”, é protagonizado por Demi Moore, e no filme a atriz está careca. A questão é que Jada Pinkett Smith sofre da doença auto-imune alopecia, que causa a perda de cabelos. Ela recentemente passou a usar a cabeça raspada e já deu diversas entrevistas comentando sobre sua condição.

Então, no momento mais chocante da noite, Will Smith se levantou de seu lugar na plateia, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Chris Rock. Após retornar ao seu lugar, Smith gritou duas vezes “Mantenha o nome da minha mulher fora da p… da sua boca”. Rock, por sua vez, falou “Will Smith acabou de me dar uma surra”.

Saiba mais sobre o caso aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!