A nova fechadura smart Encode Plus da Schlage visa simplificar a vida do usuário na hora de abrir a porta de casa. Em vez de ter que tirar o celular do bolso, desbloqueá-lo, achar o app certo e clicar para destrancar, com a Encode só é preciso encostar o celular ou smartwatch no teclado da fechadura e esperar o sinal verde.

A Encode Plus é uma das primeiras fechaduras inteligentes a usar o padrão Home Key da Apple, lançado na WWDC de 2021. O processo de abrir a porta é parecido e ainda mais fácil do que fazer um pagamento com o Apple Pay.

publicidade

Mas o sistema da nova fechadura da Schlage não funciona só com aparelhos da Apple, diferente de algumas campainhas HomeKit. Ele funciona também com celulares Android através do app próprio da Schlage, e tem integração com a Alexa da Amazon e Google Assistente. A fechadura também tem um teclado de senha para convidados ou parentes que não tenham smartphone, assim como um buraco tradicional para chave.

No entanto, como o The Verge apontou, a fechadura smart realmente funciona melhor e mais rápido com  iPhone ou Apple Watch. A entrada para chave tradicional (uma chave vem inclusa com a fechadura) pode ser útil se acabar a bateria do dispositivo e o usuário estiver trancado para fora. Mas a principal maneira para usar a Encode Plus é através do teclado ou tocando com o iPhone, já que a fechadura não conta com leitor de impressão digital.

publicidade

A parte traseira da fechadura, que fica para dentro da porta, tem espaço para quatro pilhas AA, que segundo a Schlage podem durar até seis meses quando a fechadura é aberta por Wi-Fi ou até um ano usando o Thread. A fechadura também envia alertas para o celular quando as pilhas estão acabando. Vale apontar que a Schlage não recomenda o uso de pilhas recarregáveis ​​ou de lítio, já que a voltagem delas pode prejudicar o sistema de alerta de bateria acabando.

A fechadura smart Encode Plus da Schlage custa US$ 300 (cerca de R$ 1.400 na cotação atual) no site da companhia e vem em quatro tipos de design.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!