A agência espacial russa Roscosmos anunciou a interrupção das colaborações com a NASA e outros órgãos espaciais na Estação Internacional Espacial. De acordo com Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, a cooperação só será restabelecida caso as potências ocidentais acabem com as sanções econômicas impostas à Rússia devido à guerra na Ucrânia.

Via Twitter, o diretor da agência russa disse que o objetivo das sanções é destruir a economia russa e espalhar desespero e pobreza no país. “É por isso que eu acredito que a restauração das relações normais entre parceiros da Estação Espacial Internacional e outros projetos é possível apenas com a remoção completa e incondicional das sanções,” que, de acordo com Rogozin, seriam ilegais. A partir de agora, a Roscosmos enviará propostas às autoridades russas para encerrar os trabalhos com a Nasa e outras agências ocidentais.

publicidade
Imagem mostra a Estação Espacial Internacional em close, com a Terra ao fundo
Estação Espacial Internacional. Imagem: Volodymyr Goinyk

Resta saber como isso poderá afetar os trabalhos – e até mesmo a existência – na Estação Espacial Internacional. Ela não pertence a nenhum país, sendo operada em conjunto por Rússia, Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Japão.

A ISS não é o único programa espacial com futuro incerto após a invasão da Ucrânia e consequentes sanções impostas à Rússia. Em março, a Roscosmos colocou o futuro dos satélites de internet OneWeb em questão caso o governo do Reino Unido não se desfaça das ações na empresa. Em resposta, a Agência Espacial Europeia anunciou a suspensão da missão ExoMars, que seria feita em parceria com a Rússia.

publicidade

Se a Rússia sair, o que acontece com a ISS?

Em uma sessão de perguntas e respostas em seu site oficial, a agência espacial americana (NASA) respondeu a questões sobre o que aconteceria caso a Rússia decidisse – sem aviso prévio – deixar a Estação Espacial Internacional (ISS). Spoiler: não seria nada bom, mas não da forma que você imagina. Leia mais no artigo especial produzido pelo Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!