Na semana passada, o diretor geral da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, ameaçou até deixar um astronauta americano na Estação Espacial Internacional (ISS). Hoje (14), o executivo russo pediu que agências espaciais de todo o mundo – incluindo a NASA, ESA e a canadense CSA – revoguem as pesadas sanções econômicas impostas à Rússia desde que o presidente Vladimir Putin autorizou a invasão militar da Ucrânia.

“A Roscosmos enviou apelos por escrito à NASA, à agência espacial canadense e à ESA com uma exigência pela revogação das sanções ilegais às nossas empresas”, diz o tuíte, traduzido do idioma russo.

Leia também

Alguns veículos da imprensa internacional entenderam isso como uma mudança de estratégia da parte de Rogozin, que vinha até então proferindo ameaças de diversos graus – a maior parte destinada aos EUA, cujo presidente Joe Biden levou sanções à Rússia com o objetivo específico de “degradar o programa espacial” do país.

publicidade

Em uma dessas ameaças, Rogozin chegou a dizer que “deixaria” a ISS cair sobre o território americano.

Embora a NASA e a Roscosmos tenham, no começo da guerra, proferido um apoio continuado uma à outra e que, no espaço, o clima de colaboração entre seus astronautas continuaria, a situação vem se tornando cada vez mais tensa. A escalada da violência da invasão russa tem levado diversos países a darem um passo atrás em parcerias e contratos com o país liderado por Putin, o que invariavelmente afetou o setor aeroespacial local.

O diretor geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, pediu que sanções impostas à Rússia devido à guerra movida contra a Ucrânia sejam retiradas, chamando-as de "ilegais"
O diretor geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, pediu que sanções impostas à Rússia devido à guerra movida contra a Ucrânia sejam retiradas, chamando-as de “ilegais” (Imagem: Vera Larina/Shutterstock)

Não ajuda o fato de que o programa espacial ucraniano busca atingir a independência da Rússia e busca adotar um modelo mais comercial, inspirado no ocidente – algo que a Rússia não parece estar muito confortável.

Rogozin, na semana passada, chegou a comunicar um corte de 30% do próprio salário e dos gestores da Roscosmos, como uma forma de manter o financiamento da agência frente às sanções impostas.

No presente momento, nenhuma das agências citadas publicou qualquer resposta nem teceu comentários na mídia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!