É bem difícil afastar as crianças dos eletrônicos, com tanta facilidade de acesso. Se a ideia, então, é evitar que os pequenos tenham acesso a conteúdo impróprio ou passem horas entrando nas redes sociais, uma saída é bloquear essas páginas pelo navegador.

Confira como o processo funciona no Google Chrome, um dos navegadores mais populares da atualidade, e também no Android e iPhone.

publicidade

Bloquear sites no Google Chrome no PC

Apesar de ainda não contar com um ajuste nativo para cumprir essa função, é bem fácil bloquear páginas usando uma extensão no navegador do Google.

Uma das opções mais populares é o BlockSite. O software, que conta com uma versão paga, vem repleto de ajustes e permite bloquear até seis páginas gratuitamente.

publicidade

Passo 01: para começar, acesse a página da extensão na Chrome Web Store e clique em Usar no Chrome > Adicionar extensão para instalar o software no navegador.

Passo 02: clique em ‘Agree’ para concordar com os termos de uso da extensão e então acesse o endereço da página que deseja bloquear o acesso, no exemplo abaixo o Instagram.

publicidade

Passo 03: agora, clique na opção ‘Block this site’ para confirmar a sua solicitação.

Como bloquear sites pelo PC e celular

Clicando no ícone de engrenagem, o usuário pode criar uma lista de páginas que deseja bloquear inserindo a URL dos sites e clicando em “+ Add item”.

publicidade
Como bloquear sites pelo PC e celular
Para reverter o processo, basta clicar no ícone de lixeira. Imagem: Reprodução

Ao tentar acessar os sites bloqueados, um alerta informa que a página foi bloqueada:

Imagem: Reprodução

Leia mais:

Bloquear sites no Android

No Android, existem aplicativos que também funcionam como bloqueador de páginas, um deles é o próprio BlockSite, o mesmo que usamos antes no Chrome.

A vantagem aqui é que o app bloqueia o acesso em todos os navegadores, e não apenas no Chrome.

Passo 01: baixe e instale o app no seu telefone pela Play Store.

Imagem: Reprodução

Passo 02: ao abrir o BlockSite pela primeira vez, concorde com os termos de uso do aplicativo e forneça as autorizações de sistema necessárias para tudo funcionar.

Passo 03: no fim, para adicionar um site que deseja bloquear, basta tocar em ‘+’ na tela inicial.

Como bloquear sites pelo PC e celular
Imagem: Reprodução

Passo 04: na próxima tela, você pode buscar pela página na barra de busca superior ou optar por alguma das sugestões listadas logo abaixo.

Passo 05: depois que a lista de bloqueio estiver pronta, toque em ‘Done’ na lateral superior direita.

Bloquear sites no iPhone

Diferente do Android, o iOS possui um recurso nativo que permite bloquear páginas indesejadas. Para acessar o recurso, acompanhe o guia abaixo:

Passo 01: acesse Ajustes > Tempo de Uso.

Passo 02: toque em ‘Conteúdo e Privacidade’, ative o botão ao lado de ‘Restrições’ e, por fim, toque em ‘Restrições de Conteúdo’

Como bloquear sites pelo PC e celular
Imagem: Reprodução

Passo 03: em ‘Conteúdo da Web’, ative a opção ‘Limitar Sites Adultos’.

Imagem: Reprodução

Passo 04: por fim, na seção ‘Nunca permitir’, insira o endereço dos sites que pretende bloquear em ‘Adicionar Site’.

Pronto! Se o objetivo é simplesmente evitar distrações ou a meta é impedir que as crianças consigam acessar páginas impróprias, agora você já conhece algumas formas de bloquear esse conteúdo, seja no PC, Android ou iPhone.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!.