A agência espacial europeia (ESA) compartilhou imagens de Utopia Planitia, a maior bacia de impactos do sistema solar, e as novas fotos têm alto detalhamento do complexo de crateras, inclusive exibindo diversas camadas de gelo.

As fotos foram tiradas pela sonda Mars Express, lançada em junho de 2003. O nosso objeto tem por missão fazer imagens de toda a superfície de Marte, oferecendo a cientistas do mundo todo um conjunto altamente detalhado de estudo. Normalmente, a sonda produz fotos de resolução de 10 metros (m) por pixel, mas áreas selecionadas entram em “super resolução”, com 2 m por pixel.

publicidade

Leia também

A região de Utopia Planitia é mais ou menos duas vezes maior que o nosso Deserto do Saara, e é pulverizada por crateras de vários impactos ocorridos por toda a longeva história de Marte. As novas fotos mostram vários depósitos de gelo e poeira cósmica que se formaram pela área, que coincidentemente é também o local de pouso do rover chinês Zhurong.

publicidade

“Essa planície foi teoricamente formada por uma mistura de sedimentos, lava e substâncias voláteis (do tipo que viram vapor facilmente, como nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio e água)”, tudo transportado por toda a superfície de Marte pela água, ventos e outros processos”, disse a ESA por meio de um comunicado em seu site oficial.

Inclusive, no que tange à Utopia Planitia, esses depósitos provavelmente começaram a chegar há mais ou menos 10 milhões de anos. Na época, o planeta vermelho tinha um eixo mais inclinado – muito parecido com o da Terra, aliás -, o que permitia que neve caísse com frequência. Com o ajuste do eixo, a neve acabou migrando para o que hoje são seus pólos, e a planície ficou apenas com o gelo que sobrou.

publicidade

De acordo com a ESA, estudar o gelo em Marte nos permite saber mais sobre o seu histórico geológico. Apesar de hoje sua paisagem ser majoritariamente um deserto com diversas formações rochosas e montanhas, houve um tempo – há bilhões de anos – onde o planeta vermelho foi residência de grandes lagos e corpos aquáticos. Missões como a do rover Perseverance (NASA), aliás, investigam esse histórico em busca de sinais de vida antiga.

“Descobertas essenciais [feitas pelo Mars Express] incluem a presença de minerais que se formam só na presença de água; a detecção de depósitos de água congelada abaixo da superfície e evidências que sugerem que o vulcanismo em Marte estava ativo até tempos recentes”, disse a ESA.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!