A Meta, empresa dona do Facebook e Instagram, restringiu temporariamente hashtags sobre o massacre feito pela Rússia em cidade ucraniana de Bucha. Centenas de civis foram mortos e autoridades da Ucrânia culpam militares russos pelo acontecimento, mas o país de Vladimir Putin nega.  

Foram bloqueadas hashtags como #bucha e #buchamassacre. De acordo como porta-voz da Meta, Andy Stone, as hashtags foram bloqueadas pelos sistemas automatizados das redes sociais que identificaram imagens violentas nas publicações.  

Leia também!

“Isso aconteceu automaticamente por causa do conteúdo gráfico que as pessoas publicaram usando essas hashtags. Quando tomamos conhecimento do problema ontem, agimos rapidamente para desbloquear as hashtags”, disse o executivo em uma postagem no Twitter.  

publicidade

As redes sociais da Meta permitem o compartilhamento de conteúdo violento e explícito quando utilizado para conscientizar sobre abusos dos direitos humanos, como aconteceu na cidade ucraniana.  

As plataformas adicionam rótulos de aviso quando as postagens exibem algo do gênero e é necessário autorizar a visualização. Porém, quando o conteúdo é extremamente explícito ou celebra o sofrimento, ele é bloqueado.  

Apesar da Meta já ter desfeito os bloqueios das hashtags, grupos de direitos humanos apontam que a atitude pode prejudicar a investigação de possíveis crimes de guerra já que muitos cidadãos publicam provas utilizando as tags.  

O porta-voz da Meta disse que a gigante da tecnologia está “explorando maneiras de preservar esse tipo e outros tipos de conteúdo quando o removemos” no caso da guerra da Rússia contra a Ucrânia que já se estende desde o final de fevereiro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!