Um estudo publicado pela revista Nature Chemistry apontou que cientistas criaram um novo dispositivo capaz de acelerar o desenvolvimento de vacinas e outros produtos farmacêuticos, além de também ser capaz de diminuir os custos de produção.  

De acordo com a pesquisa, o novo método é capaz de analisar e sintetizar mais de 40 mil moléculas em uma área menor que uma cabeça de alfinete. O método utiliza bolhas semelhantes a sabão como nano-recipientes, permitindo utilizar a nanotecnologia de DNA para misturar diversos ingredientes e gerar resultado em até sete minutos.  

Leia também!

“Os volumes são tão pequenos que o uso de material pode ser comparado ao uso de um litro de água e um quilograma de material em vez de todos os volumes de água em todos os oceanos para testar o material correspondente a toda a massa do Monte Everest. Esta é uma economia sem precedentes em esforço, material, mão de obra e energia”, conta o o chefe da equipe, Nikos Hatzakis.  

publicidade

“Economizar infinitas quantidades de tempo, energia e mão de obra seria fundamentalmente importante para qualquer desenvolvimento de síntese e avaliação de produtos farmacêuticos”, afirma uma das autoras do estudo, Mette G. Malle. 

Os pesquisadores utilizaram diversos elementos para criar este novo método de pesquisa, entre eles: bioquímica sintética, nanotecnologia, síntese de DNA, química combinatória e aprendizado de máquina – uma disciplina de inteligência artificial.  

vacina covid-19 coronavírus
Novo dispositivo pode acelerar criação de vacinas. Imagem: Fabio Rodriges Pozzebom/Agência Brasil

“Nenhum elemento em nossa solução é completamente novo, mas eles nunca foram combinados de forma tão perfeita”, explica Hatzakis. 

“O que temos é muito próximo de uma leitura ao vivo. Isso significa que é possível moderar a configuração continuamente com base nas leituras, adicionando valor adicional significativo. Esperamos que este seja um fator chave para a indústria que deseja implementar a solução”, diz Malle. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!