O app Plex ganhou uma nova função Discovery, que ajuda a encontrar diferentes conteúdos em diferentes serviços de streaming como HBO Max, Disney+, Prime Video, Globo Play, Crunchyroll, Paramount+, Funimation ou Netflix, entre muitos outros.

A proposta é criar uma curadoria de conteúdos disponíveis nos serviços que você já assina. Se isso parece bem semelhante ao JustWatch, não é por acaso. Tanto o Plex Discovery quanto o JustWatch buscam resolver um problema real, como encontrar algo para assistir nas complicadas interfaces dos serviços de streaming, e por qual motivo não centralizar tudo em um único app?

publicidade

Segundo pesquisas citadas pelo Plex no release, só nos Estados Unidos, as pessoas perdem 600 milhões de minutos toda noite procurando o que assistir depois. Eles também dizem que a maioria dos assinantes acham frustrante navegar entre diferentes serviços de streaming, e 44% do público de streaming diz que não consegue encontrar nada.

Plex Discovery já pode ser usado no Brasil

Tela do novo recurso Discovery do Plex
Tela do novo recurso Discovery do Plex / Captura de Tela feita por Nick Ellis

Testamos o Discovery do Plex e ele já pode ser usado no Brasil, com opções locais como Belas Artes À La Care, Claro Video e Mubi, entre outros, como a já citada Globo Play. Após fazer a seleção dos canais e também de alguns filmes e séries que você quer assistir, a tela inicial do Discovery vai mostrar os trailers que estão em alta, e a sua lista de escolhas para assistir em seguida.

publicidade

Rolando a tela para baixo, o Discovery mostra os conteúdos mais buscados em todos os seus serviços, além dos filmes e séries que vão estrear em breve. Descendo ainda mais, o recurso indica o que está em alta em cada serviço, e em alguns gêneros.

Além disso, o Plex também conta que a busca foi aprimorada, e pode até mostrar o seu conteúdo local, assim você pode centralizar tudo diretamente no app. Nos dois dias em que testei o Discovery, gostei bastante do recurso, tanto no notebook quanto no Fire TV. Para falar a verdade, fazia um tempo que eu não usava o Plex, assim a decisão foi acertada.

publicidade

Plex Discovery pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo

O Discovery já está funcionando no Plex em qualquer dispositivo que ele seja compatível, e a lista é longa. Estamos falando de PCs e Macs, além de Roku, Chromecast e o já citado Fire TV; consoles da Sony e Microsoft; smartphones e tablets Android ou iOS, entre outros aparelhos.

Assim, basta clicar no conteúdo para abrir diretamente no app (ou no browser do computador), desde que o serviço esteja logado. Gostei da minha rápida experiência com o Plex Discovery, que me parece uma boa solução para um problema realmente sério. Eu pretendo continuar usando o serviço nos próximos dias e meses, e recomendo que você teste para ver o que acha.

publicidade

Leia também:

Via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!